Contratos

Plenarinho / 11/07/2018 - 06h38

A prefeitura precisa acertar os ponteiros com trabalhadores da Educação. Agora mesmo, um docente procura este jornalista para afirmar que está em sala de aula sem contratos há muitos meses e que não sabe como vai ficar. Seriam centenas deles na saúde também. A regularização está demorando em torno de 90 dias. Isto não é bom.
 
Anastasia 
O Senador Anastasia estará em Montes Claros no próximo dia 19, quando lança a sua pré-candidatura ao governo de Minas Gerais. O evento será no Automóvel Clube e com previsão da participação de mais de 2 mil pessoas. Para o Senador o Norte de Minas será muito importante em sua trajetória. A mobilização já começa agora. Deputados, federais e estaduais, prefeitos, vereadores e demais lideranças estão sendo convidados.
 
Morte sentida
Toda região sentiu a morte do líder Xacriabá, Waldemar Xavier de 75 anos motivada por um acidente em São João das Missões, Norte de Minas. Parceiro da UFMG no projeto da Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), integrava o Conselho Consultivo do Coletivo. Segundo a PM, a vítima foi socorrida com vida para o hospital de São João das Missões, transferida para a unidade hospitalar em Itacarambi, mas devido ao grave estado de saúde foi encaminhado para Montes Claros, mas não resistiu.
A terra indígena Xacriabá, localizada na região de São João das Missões, é composta de 36 aldeias, e Waldemar Xavier vivia na aldeia Barreiro Preto, onde será sepultado nesta segunda-feira.
 
Grande líder 
Segundo a professora Shirley Miranda, da Faculdade de Educação (FaE), que conhecia Waldemar há cerca de 20 anos, ele participou, desde o início, em 1998, do programa de implantação de escolas indígenas em Minas Gerais. Fez parte do primeiro colegiado da Formação Intercultural de Educadores Indígenas, criada em 2005 e integrava o Conselho Consultivo do Fiei desde sua implantação, em 2012. “Ele era considerado um dos pilares da cultura Xacriabá, com atuação dentro e fora do território. Integrava a luta pelos direitos indígenas em âmbito nacional e era muito respeitado também pelas outras etnias”, diz Shirley.
 
N.S. do Bonfim
Tradicionalmente a festa de Nosso Senhor do Bonfim recebe a presença de milhares de fiéis que ali vão rezar e fazer os seus pedidos. Desta vez em meio ao povão, pré- candidatos a deputados estiveram presentes e por incrível que pareça todo mundo respeitou a presença deles.As lideranças afirmam que o espírito religioso ajudou na questão.

 

Publicidade
Publicidade
Comentários