Melhor atendimento aos deficientes auditivos

Jornal O Norte
26/09/2005 às 10:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

De 26 a 28 de setembro a prefeitura de Montes Claros, através das secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social e de Administração realizará o curso de qualificação em Libras - Linguagem brasileira de sinais, direcionado a servidores municipais. A linguagem de sinais é reconhecida oficialmente pela lei 10.436 de 24 de abril de 2002, como forma de comunicação e expressão. Inicialmente, serão qualificados 130 atendentes.

Para Walcyr Soares, o curso de libras vem para difundir o uso da linguagem de sinais à comunidade, com o objetivo de transmitir conhecimentos e incluir, de forma efetiva a pessoa com deficiência auditiva na sociedade.

- A implantação deste curso, amenizará em médio prazo, o impacto da inclusão dos deficientes auditivos, propiciando uma integração lingüística entre surdos e ouvintes. Permitirá também que a pessoa surda tenha pleno acesso a meios de comunicação e entretenimento - diz Walcyr.

AULAS

A aula inaugural do curso de atendimento a pessoa com deficiência, com carga horária de 30 horas/aula ocorreu ontem, às 17 horas, no auditório do Senac - Serviço nacional de aprendizagem comercial. A iniciativa faz parte do programa Vencendo barreiras que visa à formulação de políticas públicas municipais, integrando as ações de todas as secretarias, em prol da pessoa com deficiência no exercício dos seus direitos.

A valorização dos funcionários públicos faz parte da política da administração municipal, que também preza a participação popular.

Neste sentido, o curso é mais uma iniciativa que tem como objetivo promover melhorias nas diversas modalidades de atendimento oferecidas pela rede municipal.

Libras é a forma de comunicação e expressão em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

CONTEÚDO

Estão previstas no conteúdo programático, disciplinas como o relacionamento com as pessoas com deficiência; história e cultura do surdo; gramática e interpretação de sinais. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Vero Franklin a qualificação dos atendentes vai minimizar as barreiras de comunicação entre as pessoas com deficiência e o funcionalismo municipal, principalmente daquele que trabalha diretamente no atendimento ao público. (Cínara Dreide com informações AP)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por