Lara: Mestrado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Magnus Medeiros / 20/12/2017 - 00h01

A querida e inteligente Lara Maia Gabrich, professora da Faculdade de Direito Pitágoras foi aprovada em primeiro lugar no Mestrado de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Hélder Câmara, em Belo Horizonte, para alegria dos seus extremados pais Márcia Maia-Felipe Gabrich, seus familiares, alunos e muitos amigos. À estimada amiga, nosso abraço de parabéns por mais essa importante vitória em sua brilhante carreira profissional.

Reflexão
A humildade, edificante virtude, não é subserviência, mas atitude de simplicidade, sobriedade, dignidade na modéstia e reconhecimento da simultânea grandeza e fragilidade do indivíduo. A consciência do que diz a Bíblia no livro do Gênese: “Tu és pó e em pó hás de tornar”. Ou, como se lê no dístico dos cemitérios: “Revertere ad locum tuum, retorne a seu lugar de origem, lição de humildade que devemos cultivar e tão esquecida por muitos.

Aprendendo
Ops! O Natal está chegando. Com ele, o corre-corre aos shoppings para a compra de roupa nova e presentes aos parentes e amigos. Duas palavras entraram em cartaz. Uma delas é Papai Noel. Assim, com letra maiúscula. A outra, papai-noel, com inicial pequenina e hífen. A diferença? Papai Noel é o bom velhinho. Papai-noel, a lembrancinha com que agradamos aos amigos. Trata-se daquela forma que aparece em frases como esta: Ainda não comprei seu papai-noel! 

 

Etiqueta
Se o ofenderam, não vale a pena responder com um palavrão ou com um gesto agressivo, muito menos levantar a mão a quem o ofende. Não se rebaixe ao mesmo nível. Sorria e, cordialmente, retire-se da presença da pessoa.

FIGURA E FATOS

Formatura em medicina
LUCAS LADEIA DAVID REIS, o inteligente filho de estilista Iete David e Carlos Alberto dos Reis, é mais um jovem de nossa sociedade formando em medicina pelas Faculdades Unidas Pitágoras. A colação de grau acontecerá no próximo dia 5 de janeiro de 2018, no Espaço Vison. Gratos pelo convite.

Branca de Neve e os Sete Anões
“Branca de Neve e os Sete Anões”, o filme de Walt Disney, completa 80 anos e, pela primeira vez desde a estreia, em 1937, enfrenta uma saraivada de crítica à sua concepção – hoje considerada machista, degradante para a mulher e imprópria para menininhas que, no futuro, serão molestadas por tarados montados em cavalos brancos. Quem entende?
 
Indelicadeza para com a imprensa
O ano termina e um fato que já se tornou corriqueiro em sessões solenes, sejam elas públicas ou particulares: a grosseira omissão da imprensa presente que divulga os principais lances dos eventos em questão. Muitos mestres-de-cerimônias e organizadores, ainda não se tocaram sobre a importância dos órgãos de imprensa que na maioria das vezes, realizam esses trabalhos graciosamente, sem cobrança dos espaços jornalísticos, apesar de sabermos perfeitamente da existência de alguns profissionais que agem de forma contrária, mas isso não vem ao caso. De leve.
 
Chico Mendes
Há 29 anos, exatamente no dia 22 de dezembro de 1988, era assassinado em Xapuri (AC) o sindicalista Chico Mendes, um dos grandes nomes do movimento ambientalista brasileiro, aos 44 anos. Nosso registro especial. Lastimando, é claro!
 
Réveillon Favoritto 2018
Outra aguardada festa de despedidas do ano será o Réveillon 2018 do Favoritto Jardins que promete reunir nomes de realce do nosso meio social. Tudo será montado em grande estilo, no Portal de Eventos, sob o eficiente comando de Leandro Oliveira. As principais atrações: Buffet All Inclusive Premium ((illha de frios specialli, ilha italiana, ilha de carnes nobres, salgados volantes, finger food e café da manhã. De quebra, bebidas finas como whisky Jack Daniels e Red Label, espumantes, cervejas e refrigerantes. Mais informações pelo telefone (38) 322-5353.
 
Quando uma pessoa fica velha?
Segundo a geneticista Mayana Zatz, “hoje sabemos que, frequentemente, a idade cronológica não corresponde à idade biológica. Em minha opinião, uma pessoa fica velha quando perde a alegria de viver (“La joie de vivre”, em francês). Envelhecer é perder o interesse pela vida”. Já o médico americano Oliver Holmes (1809-1894), é uma resposta à pergunta: “As pessoas não param de brincar porque envelhecem; elas envelhecem porque param de brincar”. Sábias palavras, ao mesmo tempo que um alerta.
 
A despedida de Kaká
Kaká, 35, foi o último jogador que não se chama Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi a ser escolhido melhor do mundo. No último domingo, dia 17, ele anunciou a aposentadoria em entrevista ao “Esporte Espetacular”, da Globo. Kaká recebeu o prêmio em dezembro de 2007 para terminar um ano em que havia sido o astro do Milan (ITA), campeão da Liga dos Campeões da Europa e do Mundial de Clubes. Ele foi também o último brasileiro eleito pela Fifa. Depois dele, Cristiano Ronaldo venceu cinco vezes. Messi foi escolhido outras cinco. Ele pretende estudar para se tornar dirigente. Já tem oferta do Milan. Seria o retorno do filho pródigo. Deixará saudades!
 
Síndrome da mosca azul
A mosca azul não morde ninguém. Podemos ver na mosca azul as nossas próprias vaidades e, perdendo noção de realidade, passamos a acreditar que somos donos dos cargos. Mas como floresce em um líder a síndrome da mosca azul? Alguns pontos são comuns:  
1) Afastar-se do coletivo e da convivência com o contraditório;  
2) Cercar-se de um grupo restrito que diz o que o líder quer ouvir e não o que ele precisa ouvir;  
3) Perder a noção de que a hora da partida marca muito mais do que o triunfo da chegada;  
4) Esquecer que todo poder é efêmero, como disse Rubens Ricupero. No novo ano que se aproxima, precisamos desenvolver líderes que tenham mais consistência que aparência, mais fundamentos que argumentos e que, com humildade e desapego, não deixem florescer em si a mosca azul. De leve

 

Publicidade
Publicidade
Comentários