Luiz de Paula: eterno e necessário

Edson Andrade, escritor
22/06/2017 às 20:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:12

As biografias não fariam jus ao tamanho do ser humano e social cujo nome segue em epígrafe.

O homem cujo centenário se comemora com grande júbilo, tem origem no então povoado de Várzea da Palma, município de Pirapora, nasceu no período festivo das festas juninas, em 27 de 1917.

Da roça para o brilho do mundo em dois séculos; de Montes Claros para o reconhecimento nacional de suas letras e de sua importância no contexto empresarial-têxtil de nosso país em consolidação.

Luiz de Paula Ferreira é um desses exemplos de que o Brasil precisa, urgentemente.

Íntegro, probo, sensível às artes, é o vizinho com que todos nós sonhamos.

Muito mais do que um mecenas, integralizou-se nos anos para dignificar-se nos atos, diuturnamente norteado pelos valores éticos de uma herança sanguínea em Joaquim de Paula Ferreira e Emília Mendonça.

Como fundador e patrono da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas emprestou a esta árida região seu projeto de futuro.

Como deputado federal no período de 1967 a 1970 notabilizou-se pelo exemplo de ética e honradez, atributos tão raros nos tempos hodiernos.

Escritor inspirado e fotógrafo-redator de nossa história sertaneja, Luiz de Paula Ferreira traduziu-se nos livros “Na Venda do Meu Pai”, “Momentos”, “A Viagem”, e “Por Cima dos Telhados, Por Baixo dos Arvoredos”.

E permanece imortal na Academia Montes-clarense de Letras de onde somente sairá quando assim o desejarem os píncaros das raras constelações dos grandes.

Para a glória de todos nós, eis enaltecer, em vida, um exemplar de brasileiro da melhor estirpe.

Melhor: congratularmos um exemplo para que nos miremos nele, sertanejo norte-mineiro que voejou por sobre culturas, países e línguas, para aportar, sempre e decididamente, nas cercanias onde os montes, ainda claros, perscrutam o presente e desenham o futuro. O melhor do homem é sua obra. E que permaneça um Luiz de Paula Ferreira nas gerações deste e dos próximos séculos.

E que seu perfil seja aquele em que o homem, literalmente, norteou sua vida no verdadeiro altruísmo para a construção de sonhos e projetos.

Ao soltarmos fogos em noites de feérica contemplação, unamo-nos nos CEM ANOS de Luiz de Paula Ferreira objetivando nos forjarmos fortes, dignos, honrados e merecedores de um Brasil que se quer construir para a estupefação do mundo moderno.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por