Joana e João

Mara Narciso, médica e jornalista
Hoje em Dia - Belo Horizonte
08/08/2017 às 00:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:58

Joana Vendedora e José Pedreiro receberam em sua casa a visita de João e sua esposa, Maria. O casal anfitrião preparou um churrasco para receber o casal amigo, dez anos mais jovem do que ele.

O visitante é servente de pedreiro e trabalha em parceria com José há dois anos. Após o encontro, tudo voltou à rotina, cada um dos homens na sua vida pessoal e juntos no trabalho, obra após obra.

Joana e José têm três filhos de 14, 12 e três anos. Joana, mulata de 33 anos, vende cosméticos numa loja. Moram num bairro popular, têm casa própria e uma vida estável, e sem sustos.

Convivem bem, frequentam a igreja e nela exercem papel importante. Maria e João não têm filhos e pagam aluguel. Ela é jovem, corpulenta, pele clara, cabelos loiros e não trabalha fora. Ele faz o tipo largado e possui um carro.

Certo dia, José Pedreiro fica diferente, aéreo, pensando longe. Pegou a mania do celular e, coisa que ele nem ligava passou a receber sua atenção integral, até quando estava com a mão suja de massa.

Joana reparou de imediato, abriu o aparelho para lá encontrar fotos íntimas de Maria, fazendo beicinho. As mensagens estampavam a verdade. Eles estavam tendo um caso. Joana copiou as fotos e foi até a casa dos pais da amiga traiçoeira, expondo as imagens, desmoralizando-a.

Sem ter como inventar nada, de tão envolvido, José saiu de casa, levando seus pertences. A decepção de Joana, que considerava bom o seu casamento, ficou estampada em sua cara chorona, desabando de instante a instante, e mal conseguia trabalhar. Indeciso, José volta, tentam retomar, mas a casa torna a cair e ele desaparece, devido às conversas horríveis, com coisas de ódio, de matar e morrer, de explosões e ameaças de parte a parte.

Joana decide procurar João, e ambos arquitetam uma vingança contra os amantes. Separado de Maria, João quer ficar com Joana. No primeiro encontro, ela escapa, mas, impressionada com o estilo físico e psicológico do quase xará, fica pensando nele, querendo estar junto.

O outro também tem as mesmas impressões em relação a ela, mulher inteligente, articulada e segura de si. Interessados, enxugam as lágrimas e começam a se encontrar às escondidas, nas altas horas, chegando de madrugada, escapulindo dos olhares da vizinhança, inclusive providenciando insufilme para o carro de João.

Joana melhora em tudo, humor, sorrisos, pele e cabelos, faz ginástica, começa uma dieta, quer emagrecer para segurar João, definitivamente. Todos no trabalho reparam a energia boa irradiada por ela. Tenta ocultar o fato da filha adolescente, mas acaba confessando. Em dois meses, sua vida dá duas viradas: o marido sai pela segunda vez, arquiteta a vingança e apaixona-se por João.

Anda com a cabeça atada às preocupações de cunho ético e moral, mas tem certeza que quer João, não para ver passar uma chuva, mas para sempre. Afasta-se da igreja, porque o pastor recomendou-lhe afastar-se de João, e voltar ao ex-marido, único caminho da salvação, pois estavam em pecado.

José, por sua vez, sente-se atraído por Maria, mas nutre alguma esperança (ou pirraça) de voltar à Joana, da qual nem imagina quais sentimentos a povoam. Parece aguardar um sinal positivo da ex-mulher, para retornar.

Enquanto a internet vai misturando os imisturáveis nas redes sociais, novas rupturas e formações vão se redefinindo, com alguns vivenciando romances ao seu modo, para alegria de uns e horror de outros.

A decepção de Joana, que considerava bom o seu casamento, ficou estampada em sua cara chorona, desabando de instante a instante, e mal conseguia trabalhar
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por