Primeira Igreja Batista de Montes Claros celebra 100 anos

Gente e Ideias / 31/01/2018 - 21h11

A Primeira Igreja Batista de Montes Claros celebra no mês de fevereiro 100 anos. Filiada à Convenção Batista Mineira, trabalha com propósitos como o compromisso com a evangelização e expansão de Reino de Deus no Norte de Minas, através da proclamação da palavra, adoração, comunhão, serviço, discipulado, evangelismo, pequenos grupos e integração da família. Um dos convidados para as comemorações, neste domingo, é o pastor Francisco Mancebo Reis, bacharel em Teologia e licenciado em Filosofia. 

Nascido em Carapebus-RJ, Mancebo foi ordenado ao ministério pastoral em novembro de 1954. Durante a semana, batemos um papo com ele. “O convite me fez muito bem e o recebi com imensa satisfação. Ainda mais porque foi onde iniciei o ministério pastoral, e o afeto a mim e a minha família conta muito, além do ambiente fraternal que marcou o relacionamento com a igreja”, diz. 

O que ainda o motiva a continuar na vida ministerial? 
Compromisso com a vocação e oportunidades para cooperar com a Causa em alguns setores.

Que conselhos daria aos jovens cristãos?
Que jamais desprezem a força jovem que possuem, dedicando-se com fidelidade, renúncia, humildade e amor ao desempenho da nobre tarefa.
 
Que lições a vida pastoral lhe ensinou? 
Gratidão pelo privilégio de servir, reconhecimento das limitações diante da grandeza da obra e os desafios constantes; a misericórdia do Senhor da seara em convocar e usar pessoas falhas como Pedro, Paulo, Marcos e outros, inclusive eu.
 
A Primeira Igreja Batista está fazendo 100 anos em Montes Claros. O senhor participou como pastor. Conte um pouco sobre esse tempo.
Tempo inesquecível. Campo muito vasto. O desconforto próprio da época (longas viagens de trem e a cavalo, para visitar e pregar) era compensado pelo apoio da igreja e a presença de interessados em ouvir o evangelho. Na sede, os cultos de domingo e quinta contavam sempre com expressivo número de participantes. De justiça é lembrar o quanto minha saudosa esposa Hilda me ajudou no lar e na igreja, particularmente no ministério da visitação. Em nenhum outro lugar batizei tanto quanto em Montes Claros. 

Mancebo por Mancebo
Salvação
Salvação é a maior bênção que se pode obter em Cristo, eternamente.

Família
Família é provisão divina para o bem-estar do ser humano. Lamenta-se que seja pouco ou nada valorizada por muitos, até ameaçada de extinção pela incoerente ideologia de gênero.

Missões
Missões é meio eficaz para a expansão do Reino desde os dias apostólicos, conforme consta no livro de Atos. Uma obra de fé que tem motivado inúmeros crentes e igrejas

Livro
Livro é, comprovadamente, fonte de saber. A boa leitura é saúde para a mente e o espírito. Dispomos de compêndios para as diversas áreas de conhecimento. Livros científicos, didáticos, devocionais, teológicos etc. Sobre todos, a Bíblia.

Ser pastor
Ser pastor é privilégio e responsabilidade. Assumir, humildemente, uma chamada e pastorear em sentido amplo. Pastorear é dar pasto. Não capim seco. 
Qual a experiência de fé que marcou sua vida? Criar os filhos com o ensino cristão. O modo como Deus esteve presente na enfermidade da Hilda. A bênção diária no lar.

Igreja
Igreja é lugar de louvor, adoração, fraternidade, aprendizagem, testemunho, proclamação da Palavra. Aumenta o número dos desigrejados, o que é pra lamentar.

Sonho
Sonho com uma liderança cada vez mais habilitada para este tempo cada vez mais exigente. Habilitada não apenas academicamente. Capaz de vivenciar problemas diversos que afetam as ovelhas e oferecer a mão amiga. Sonho com igrejas bem comprometidas com a doutrina e a vida cristã; a teoria conjugada com a prática.

Versículo
Filipenses 4.8

Hino
Hino 487 do CC / 456 do HCC.

Bíblia
Adolfo D. Roitman, no livro Bíblia, Exegese e Religião, afirma que a Bíblia é “a obra literária mais importante para a humanidade”. Vale recordar que é o livro mais lido no mundo. É insubstituível na pregação, sendo Jesus a mensagem central. Que os crentes valorizem e usem diariamente esse inesgotável manancial de instruções!
 

Publicidade
Publicidade
Comentários