CRLV digital

Redação Tech / 14/12/2017 - 09h43

Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou ontem que está trabalhando na criação de uma versão digital para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, também conhecido como CRLV. Esse documento é aquele que todo motorista precisa carregar enquanto conduz motos, carros, caminhões e qualquer outro veículo automotor no Brasil.
Essa nova versão do CRLV deve ser implementada na forma de um aplicativo para smartphones, e o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, já está trabalhando em um protótipo para oferecer o documento digital aos usuários. Até o momento, entretanto, ainda não há uma regulamentação específica para o “CRLVe”, mas o prazo dado pelo Contran para o lançamento da ferramenta é até o dia 31 de dezembro de 2018.
É interessante destacar também que os motoristas poderão em breve utilizar a CNHe, uma versão digital para smartphones da Carteira Nacional de Habilitação, atualmente emitida em papel. Esse documento físico também está prestes a se transformar em um cartão de plástico com chip. 
Aos poucos, vários documentos vão se tornando digitais. Vamos aguardar se os mecanismos de segurança são realmente eficazes. 

Coreanos
Não são apenas os investidores particulares que estão animados com o boom do Bitcoin. Segundo a CNN, um especialista sul-coreano e diretor da agência estatal de segurança e internet da Coreia do Sul afirmou que seu polêmico vizinho do Norte estaria enriquecendo com mineração de bitcoins, recebendo a moeda por meio de ransomware e até mesmo roubando-a.
“É fato que a Coréia do Norte tem atacado trocas de câmbio virtuais”, disse o especialista Lee Dong-geun. 
Os hackers norte-coreanos atacaram diversos exchanges que trabalham com bitcoins e outras criptomoedas em julho e agosto, além de terem usados os famosos ransomwares, que bloqueia o acesso a arquivos ou sistemas para só liberá-los após o pagamento, neste caso específico, de Bitcoins. Os especialistas afirmaram ainda, que não ficou claro a quantidade de bitcoins que foi arrendada pelos norte-coreanos.

99POP
Após um ano do Uber em Montes Claros, a cidade deverá ganhar nos próximos dias mais uma opção no serviço de viagens. A empresa 99POP iniciou o cadastramento dos motoristas interessados no aplicativo “99 POP - Para motoristas”, que pode ser encontrado nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS).
Para realizar o cadastro é necessário que o motorista inclua na CNH o EAR (Exerce Atividade Remunerada) e tenha um carro com data de fabricação a partir de 2008, com ar condicionado e quatro portas. Além da RG, comprovante de residência e o certificado de registro e licenciamento de veículo. Existem ainda outros requisitos mínimos que os interessados podem encontrar no site da companhia ou no ato do cadastramento. 
Agora é hora de esperar e testar os serviços e os preços. O Uber já não é mais unanimidade entre os usuários da cidade.

Publicidade
Publicidade
Comentários