Sem descuido

30/11/2017 às 01:18.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:57

A chegada do período chuvoso no Norte de Minas, iniciado em novembro, amenizou o forte calor que fazia na região. A chuva também veio para molhar a terra e animar os produtores de diversas culturas. 

O problema é que o volume das precipitações, assim como nos anos anteriores, ficou abaixo da média histórica para o período e não foi suficiente para evitar a queda no nível da Barragem de Juramento, que abastece a maior parte da cidade de Montes Claros. A represa chegou ontem ao nível mais baixo da história. 

A notícia boa é que alguns rios que estavam secos e abastecem o reservatório voltaram a correr, mesmo que com uma vazão baixa. 

Essa situação já era meio que esperada, já que o solo estava muito seco e absorveu boa parte do que caiu do céu. A torcida era para uma chuva acima da média para que houvesse uma sobra para encorpar os rios. Mas não foi o que ocorreu. 

A Copasa vem fazendo o possível para evitar que a crise hídrica piore ainda mais. O número de poços artesianos devem triplicar nos próximos meses, mas a vazão deles também depende de um volume de chuvas maior. 

A solução para a falta de água deverá vir apenas a partir do segundo semestre de 2018 com a obra de transposição do rio Pacuí, serviço muito semelhante ao que recentemente foi feito para garantir o abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Portanto, é tempo de a população economizar ainda mais no gasto diário de água, evitando desperdícios. Vamos fazer a nossa parte e esperar que a natureza seja generosa neste ano. 

A notícia boa é que alguns rios que estavam secos e abasteciam o reservatório voltaram a correr, mesmo que com uma vazão baix

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por