Pela qualidade

23/06/2018 às 07:41.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:56

A previsão é que a migração de alunos das escolas privadas para as instituições públicas se repita neste ano em Montes Claros. Em 2017, o município registrou 3.543 cadastramentos de alunos. O número alto em relação aos anos anteriores obrigou a rede de ensino a criar mais espaços nas escolas para receber os novos estudantes, sobretudo no ensino infantil. Na última quinta-feira, faltando um dia para terminar o prazo de os pais cadastrarem os filhos pela internet, a Secretaria Municipal de Educação já havia contabilizado mais de 3 mil registros de alunos garantindo uma vaga para 2018. 

Atribuída à crise econômica, a corrida para instituições públicas é fenômeno que ocorre em todo o Brasil. No país, onde foram registrados neste ano 13,7 milhões de desempregados, de acordo com o IBGE, muitas famílias se veem forçadas a tirar os filhos das escolas particulares para prosseguir os estudos em instituições gratuitas. Mesmo para muitos que estão empregados equilibrar o orçamento não tem sido tarefa das mais fáceis. 

O cadastramento permite que os governos possam se organizar para atender os alunos no ano seguinte. Sabendo da demanda, a expectativa é a de que Montes Claros reforce investimentos e a atenção ao setor, não atentando somente no aumento de salas e carteiras, mas também investindo em bons salários e qualificação dos professores. 

A rede pública, alvo de críticas devido à qualidade geralmente precária de ensino, com infraestrutura igualmente deficitária e outros problemas, pode oferecer um bom ensino, desde que haja investimento. 

Municípios mineiros em situação financeira difícil vão precisar apertar as contas para adequar a rede de ensino a novos alunos
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por