No abandono

08/12/2017 às 01:10.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:07

 As comunidades rurais se sentem abandonadas e reclamam por maior atenção. Por isso, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural sustentável encaminhou documento à Secretaria Municipal de Agricultura pedindo investimentos na zona rural e detalhamento de gastos do setor neste ano. Afinal, das mais de 200 comunidades rurais de Montes Claros, 185 compõem o Conselho, que tem o poder de deliberar e fiscalizar as ações do município. 

Para embasar suas reivindicações, os produtores rurais querem saber para onde vão os recursos públicos reservados para o setor. Como não são bobos, eles pedem ainda cópias de extratos de pagamentos dos valores gastos neste ano, mas já deram com os burros n’água. Ao responder a solicitação do Conselho, a Câmara dos Vereadores revelou que não possui documento do município prestando as informações solicitadas. Portanto, a coisa é mais complicada.

Como sempre, um dos pontos mais dramáticos na zona rural refere-se ao precário estado das estradas vicinais, dificultando a venda dos produtores rurais junto ao público consumidor, principalmente neste período das tão sonhadas chuvas. Nos períodos de seca o problema persiste e quem também fica prejudicado são os estudantes, que enfrentam sérias dificuldades para chegar às escolas. 

Hoje, por exemplo, em Santa Rosa de Lima, as estradas que dão acesso a outras comunidades estão interditadas. Diante do descaso, e já perdendo a paciência, a direção do Conselho pensa até em recorrer ao Ministério Público, caso não seja dada uma satisfação até o dia 3 de janeiro. Faz muito bem. É esperar para ver. Haja paciência!

Comunidades rurais se sentem abandonadas e reclamam por maior atenção da prefeitura
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por