Negligência

20/06/2018 às 06:48.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:50

A prevenção é uma das ações mais importantes para um sistema de saúde eficaz. Manter equipes de profissionais treinados para acompanhar os pacientes crônicos, como diabéticos hipertensos e pessoas com limitações físicas, fornecendo medicamentos e orientações sobre hábitos de vida saudável, pode evitar o surgimento de doenças mais graves, além de reduzir as internações nos hospitais, o que tanto onera os cofres públicos.

No Brasil, o Programa de Saúde de Família (PSF), uma das ações do SUS, cumpre esse papel na atenção básica. As equipes são formadas por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem, além de agentes comunitários de saúde.

No bairro Ciro dos Anjos, em Montes Claros, a prevenção – fator mais importante para uma vida saudável – vem sendo negligenciada pelo poder público municipal. O bairro sofre com a falta de agentes de saúde que visitam os pacientes em casa, monitorando as famílias e estabelecendo uma ponte com o médico. A ausência desses profissionais obriga os pacientes do bairro a se deslocarem para locais distantes a fim de obter medicamentos e se submeterem a procedimentos. Muitos, incapacitados de ir até um posto, sofrem com a falta de medicamentos e exames, comprometendo a prevenção, direito assegurado aos cidadãos pelo SUS. 

Vereadores prometem acionar o Ministério Público caso a prefeitura não resolva o problema. Há muitos anos o mundo entendeu que o setor de saúde não consiste apenas em tratar doenças já instaladas, mas principalmente evitá-las. Que as autoridades de saúde de MOC atentem, mesmo que tardiamente, para esta importância.

No bairro Ciro dos Anjos, a prevenção – ação mais importante no sistema de saúde – vem sendo negligenciada
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por