Mais consciência

19/06/2018 às 06:13.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:49

A combinação entre álcool e direção é irresponsável e perigosa. No entanto, apesar de a Lei Seca, com o intuito de diminuir o número de acidentes de trânsito causados por condutores alcoolizados, estar em vigor há uma década no Brasil, milhares de cidadãos ainda ignoram a legislação, colocando em risco a própria vida e a de passageiros, de outros motoristas e pedestres.

De acordo com dados da 11ª Cia de Polícia Militar, responsável pelo policiamento dos municípios do Norte de Minas, 304 motoristas foram presos desrespeitando a Lei Seca em 2016, contra 352 em 2017 – um aumento de 15,78% na região. Em 2016, o valor da multa aplicada aos motoristas sob efeito de álcool aumentou, mas, como mostram as estatísticas, a medida não conseguiu frear o número de embriagados por trás do volante.

Os números revelam a necessidade de mais investimentos em campanhas educativas de trânsito por parte do poder público. Acidentes provocados por motoristas embriagados são responsáveis por milhares de mortes nas vias, além de deixar pessoas incapazes, em função de sequelas. O mau comportamento onera o sistema de saúde e a Previdência. 

Desde abril deste ano as penalidades tornaram-se mais rígidas para o motorista que cometer homicídio culposo (sem intenção) ou lesão de natureza grave ou gravíssima sob efeito de álcool e outras substâncias entorpecentes. A expectativa é a de que a medida iniba o número de ocorrências. A lei mais severa, no entanto, é a solução imediata. Para conseguirmos resultados definitivos, uma mudança de consciência, só mesmo mais educação.

Acidentes causados por motoristas embriagados são responsáveis por milhares de mortes e deixam um sem-número de inválidos
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por