Justa homenagem

07/12/2017 às 00:58.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:06

Nestes tempos em que a profissão de professor é tão desvalorizada, quando deveria ser justamente o contrário, nada mais justo do que homenagear a professora Heley de Abreu Batista, uma das 13 pessoas que perderam a vida durante o atentado contra a Creche Gente Inocente, de Janaúba. Ela deu a sua vida na tentativa de salvar seus alunos, por isso nada melhor do que ser homenageada com a Medalha Mietta Santiago, oferecida pela Câmara dos Deputados, onde será contemplada (in-memorian) com a medalha de ouro, por indicação da deputada mineira Raquel Muniz. 

Aliás, é bom observar que, segundo a parlamentar, seus colegas de parlamento deixaram de fazer outras indicações para votar na professora do Norte de Minas, que se tornou heroína do episódio que comoveu o país. 

Também mineira, de Varginha, no Sul de Minas, Mietta Santiago (1903-1995), que dá nome à Medalha, foi uma escritora, advogada criminalista, oradora competente, poeta e sufragista, sendo reconhecida como uma das pioneiras na luta pelos direitos civis, trabalhistas e políticos das mulheres no Brasil. Em 9 de fevereiro de 2017, a Câmara dos Deputados aprovou a criação de medalha com seu nome, para homenagear anualmente, no Dia Internacional da Mulher, figuras femininas. Portanto, é justa a lembrança do nome de Heley, que esteve ao lado dos alunos no momento mais difícil da vida deles “e mostrou que as mulheres, que têm a capacidade de gerar, também têm a tarefa de cuidar”, como destacou a deputada. Com a homenagem, Heley também estará representando outras duas funcionárias que perderam a vida na tragédia. 

Professora Heley de Abreu Batista, de Janaúba, será homenageada com a Medalha Mietta Santiago, oferecida pela Câmara dos Deputados
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por