Culpa dupla

29/11/2017 às 01:16.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:56

Quem vive próximo a córregos em Montes Claros deve ter um sentimento de passar boa parte do tempo ao lado de uma bomba-relógio prestes a explodir. Só não se sabe quando isso ocorrerá. 

A maioria dos canais está completamente abandonada, cheia de lixo, com montanhas de entulho nas margens e sem qualquer tipo de limpeza ou cuidado do poder público municipal. E não estamos falando de locais ermos, isolados. Alguns desses córregos ficam em avenidas de grande movimentação de carros e pessoas. 

Pode-se alegar que não há dinheiro para a limpeza de todos (será?), mas pelo menos alguns pontos em que são registradas costumeiramente inundações deveriam receber maior atenção. Sem dúvida, falta um pouco de boa vontade. 

Mas a culpa, desta vez, não é somente do poder público. Muita gente despeja os resíduos em volta dos córregos, sem pensar nas pessoas que moram no entorno e nos problemas que causarão caso os materiais sejam carreados para dentro do leito. 

Tudo bem que nessa gestão não há política pública de tratamento de resíduos, com coleta periódica confiável e locais especiais suficientes para o depósito desses materiais. Mas não justifica o descarte inapropriado feito por várias pessoas que se aproveitam da falta completa de fiscalização e controle. 

Não dá para saber o que o Executivo está esperando para tomar uma providência sobre a grande quantidade de lixo espalhada pela cidade. Uma epidemia de dengue, chikungunya ou zika? Perda de vidas e prejuízos materiais com uma enchente? O que quer que seja, é um preço caro demais para a população pagar pela incompetência de outros.

Muita gente despeja os resíduos em volta dos córregos, sem pensar nas pessoas que moram no entorno e nos problemas que causarão
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por