Chuva boa

Editorial / 06/02/2018 - 00h55

O Norte de Minas deverá ter um dos maiores períodos chuvosos da história recente até o fim desta semana. Somente nos primeiros cinco dias do mês, o volume bateu recorde em Montes Claros para o período. Não chovia assim na cidade há 13 anos. A população já tinha até se desacostumado de ver tanta água em tão pouco tempo. E vem mais por aí. 

A chuva não ficou localizada apenas na maior cidade do Norte; outras regiões também registraram temporais. Januária teve incríveis 290 milímetros de precipitação no mês até agora, 40 a mais que MOC. 

Infelizmente, alguns prejuízos sempre são registrados, como alagamentos e colapso de estruturas, mas não houve registro de feridos e os danos foram apenas materiais. Menos mal. 

Muitas fotos circularam ontem nas redes sociais mostrando a represa de Juramento bem cheia, mas infelizmente esse quadro não condiz com a verdade. O NORTE conseguiu registrar o volume verdadeiro na tarde de ontem. O nível da represa subiu, mas ainda não a ponto de resolver a questão da crise hídrica na cidade. O estoque de água ainda é bem menor do que o do mesmo período do ano passado. 

O que nos resta é manter a reza para que continue caindo do céu um grande volume de água, sem causar estragos, e fazer nossa parte para evitar desperdícios. A meteorologia anuncia melhora do tempo na sexta-feira e no Carnaval. Mas não há como lamentar se a chuva voltar no período de folia. É preferível molhar a fantasia do que passar um ano com dificuldades ainda maiores no acesso à água. 

O nível da represa de Juramento subiu nos últimos dias, mas ainda não a ponto de resolver a questão da crise hídrica na cidade

Publicidade
Publicidade
Comentários