Barbeiro urbano

05/10/2017 às 00:58.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:04

O barbeiro, inseto transmissor da Doença de Chagas, que normalmente se localizava apenas em casas e casebres da zona rural, agora está mudando seu endereço para os centros urbanos. O Hospital Universitário Clemente Faria já registrou, neste ano, nada menos do que oito ocorrências geradoras de internações. Portanto, mais um motivo para apreensão dos moradores de nossa cidade. 

E já se sabe até os locais onde vêm ocorrendo casos da doença: os bairros Ibituruna, Jardim Liberdade, Sapucaia e Morada do Sol. E, pensando bem, não é de hoje que o problema vem sendo detectado, já que no ano passado aquele hospital já havia deparado com dez casos de internações. 

Portanto, mais do que nunca os moradores devem ficar atentos ao problema, pois conforme o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Luís Osmane Borges, neste ano foram notificados pelo menos 30 casos de aparecimento do inseto na cidade. É preocupante, mas também não deve ser motivo de paranoia, pois nem todo barbeiro está contaminado. Por isso, caso sejam encontrados devem ser encaminhados para o Centro de Zoonoses para análise. Caso seja localizado em alguma residência é recomendável o uso se inseticida para dar um chega-pra-lá no inseto.

O bichinho é tinhoso, gosta de lugares escuros, sujos e com frestas para se esconder, principalmente em casas de adobe. Ele tem em seu intestino um protozoário que é eliminado nas fezes e, em contato com a pele humana, contamina o homem. E o pior é que a doença pode demorar até 30 anos para se manifestar, após se alojar em órgãos como coração, intestino e esôfago, provocando lesões. Cuidado com ele!

Inseto transmissor da Doença de Chagas está mudando seu endereço para os centros urbanos
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por