Antes tarde...

10/10/2017 às 00:37.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:09

Mais uma vez vem à baila aquele velho ditado: depois da porta arrombada troca-se a fechadura. Assim, ontem, após ser registrada a 11ª morte da tragédia da Creche Gente Inocente, em Janaúba, foi anunciada uma ação do Corpo de Bombeiros na nossa região para verificar a situação de segurança de escolas e creches. Nesta primeira fase as direções escolares serão orientadas no que diz respeito à segurança, depois serão cobradas e responsabilizadas – em caso de descumprimento.

As unidades de ensino passarão por um pente-fino preventivo, quando serão analisadas a situação dos imóveis, as saídas de emergência, a existência de produtos inflamáveis e de extintores de incêndio. A Creche Gente Inocente, por exemplo, não dispunha deste importante item. De antemão, o Corpo de Bombeiros já sabe que nas escolas há muito material de fácil combustão, favorecendo incêndios. 

Em Minas, o Decreto 46.595/2014 prevê que a existência do Auto de Vistoria dos bombeiros é obrigatório nas edificações com grande concentração de pessoas. Portanto, que seja obedecido, mesmo em casos improvisados, já que muitas construções residenciais acabam sendo usadas como creches.

Outra boa notícia é que o Corpo de Bombeiros vai promover, também, um treinamento de primeiros socorros para os educadores, como forma de facilitar salvamentos. Nada de improvisações, como tentar tirar a roupa de quem sofre queimaduras, que acabam ampliando os estragos das tragédias. 

Depois da tragédia de Janaúba, Corpo de Bombeiros anuncia ação na nossa região para verificar a situação de segurança de escolas e creches
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por