Réveillon na Esplanada

Direto de Brasília / 03/01/2018 - 00h37

Neste ano, aproveitei que estou morando em Brasília para passar o Réveillon na Esplanada dos Ministérios. Apesar de estar longe da família e dos amigos, valeu muito a pena a experiência. A festa contou com mais de 40 mil brasilienses, mas poderiam ser 200 mil, que o espaço comportaria tranquilamente. Palco de manifestações nem sempre pacíficas, a comemoração da virada de ano na Esplanada transcorreu com muita segurança e surpreendente gentileza entre as pessoas.   

Réveillon do presidente
Apesar de estar em Brasília na véspera de Ano Novo, o presidente Michel Temer não saiu do Palácio do Jaburu para comemorar o Réveillon. Ele foi diagnosticado com infecção urinária e ainda no domingo recebeu a visita do médico que, segundo a assessoria do Planalto, recomendou repouso. Temer foi internado no último dia 13 no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou por uma cirurgia para corrigir problemas urinários e colocou uma sonda coletora de urina. Em 45 dias, o peemedebista foi operado três vezes.  
 
Feriados prolongados em 2018
Esse ano o Brasil terá 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos, além dos feriados estaduais e municipais como o do Dia da Consciência Negra e aniversário das cidades. Pelo menos 5 datas cairão em terças ou quintas-feiras, criando os chamados feriados emendados. Apenas 2 feriados caem no sábado ou domingo, 4 em sextas-feiras e 2 em segundas-feiras.  
 
De novo
O ano começou com rebelião no complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, em Goiás. No domingo, detentos do regime semiaberto do presídio atearam fogo em colchões da unidade e pelo menos dez pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital de urgência da cidade. Em 2017, o ano também começou com uma rebelião, na verdade, um massacre, nos presídios de Manaus, Boa Vista e Alcaçuz. 
 
Luz menos cara
A partir desta semana, uma nova modalidade tarifária de energia elétrica estará disponível para consumidores com média mensal superior a 500 quilowatt/hora e para novas ligações. É a tarifa branca, que mostra a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo e será oferecida para unidades consumidoras atendidas em baixa tensão, como residências e pequenos comércios. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a medida vale para todas as distribuidoras do país. 

Publicidade
Publicidade
Comentários