O preço da violência

Direto de Brasília / 14/06/2018 - 06h22

Segundo estudo divulgado pelo governo federal, o Brasil perdeu R$ 450 bilhões em capacidade produtiva entre 1996 e 2015, devido ao aumento da criminalidade. Intitulado “Custos econômicos da criminalidade no Brasil”, o documento apresenta números do impacto socioeconômico do crime, cujo dado mais recente mostra que a violência consome cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
 
Impedimento de Gilmar
Na sessão ordinária do Senado federal desta terça-feira, os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Lasier Martins (PSD-RS) cobraram que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), dê início à tramitação do pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Impetrada em abril pelo jurista Modesto Carvalhosa, a representação enumera nove atos de Mendes em que ele teria incorrido em crime de responsabilidade passível de perda do cargo a partir de processo no Senado, órgão responsável por analisar e processar pedidos de impeachment contra integrantes do Supremo.
 
Pedido indeferido
A Justiça negou mais um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desta vez, a solicitação era para que os efeitos da condenação do petista fossem suspensos até que seus recursos sejam julgados. O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o pedido e ressaltou que o recurso especial apresentado pelos advogados de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ainda está dentro do prazo para ser analisado, e que somente depois dessa etapa o STJ poderá se pronunciar.
 
Deterioração da terra
O astronauta da Agência Espacial Europeia, Alexander Gerst, que chegou no último dia 8 à Estação Espacial Internacional, alertou nesta terça-feira para a deterioração da atmosfera da Terra e assinalou que é possível ver do espaço o efeito do desmatamento de florestas. Em entrevista para um grupo de jornalistas, o astronauta, que assumirá o comando da Estação durante a segunda parte da missão Horizons, disse que a mudança climática não é algo que pode ser visto com clareza da rua, ou que possa ser mostrado em uma foto, mas ressaltou que “não temos um planeta B e é nosso dever e nossa responsabilidade preservar o sistema climático da Terra para as próximas gerações”.
 
PIS/Pasep liberado 
O pagamento das cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) está liberado até o dia 29 de junho para pessoas de todas as idades que tiverem recursos para sacar.

 

Publicidade
Publicidade
Comentários