Novidade nas eleições

Direto de Brasília / 04/07/2018 - 07h40

Nas eleições deste ano, o Distrito Federal terá candidatura coletiva para o cargo de deputado distrital. A prática, que já foi experimentada em Minas Gerais e em Goiás, utiliza o mesmo método na urna, aparecendo apenas uma foto e um nome, mas, por trás do mandato, e do “candidato oficial”, a ideia é que um coletivo de pessoas decida, em conjunto, tudo o que será feito nos próximos quatro anos.
 
Campanhas coletivas 
Em 2016, um grupo de cinco amigos ganhou uma vaga para vereador no município de Alto Paraíso (GO). O grupo escreveu um contrato com todas as normas do mandato coletivo e segue o modelo desde então. Já em Minas Gerais, o coletivo ‘Muitas’, o qual integram duas mulheres, assumiu também o mandato de vereadoras. Neste ano, o ‘Cidadanista’, em São Paulo, pleiteia uma vaga na Câmara dos Deputados; o ‘Feminista’, em Pernambuco, para a Assembleia Legislativa do estado; o ‘Conjunto 18’, também em São Paulo, para vaga de senador; e o ‘Mandátodos’, no Distrito Federal, para deputado distrital. A maioria dos grupos é ligada a partidos de esquerda. 
  
Fundo PIS-Pasep
Terminou na última sexta-feira (29), o prazo para saque do 1º lote do calendário do Fundo PIS-Pasep. O pagamento será interrompido até o dia 14 de agosto, quando será retomado para os beneficiários de todas as idades, que poderão sacar o dinheiro até 28 de setembro.
 
Campanha no Facebook
O Facebook anunciou que vai adotar no Brasil, antes das eleições deste ano, ferramentas de transparência em anúncios políticos. Os recursos já haviam sido divulgados em maio pela empresa, mas estavam funcionando em poucos países, como nos Estados Unidos. A medida tem como foco as eleições, valendo para conteúdos políticos em geral. 
 
Portabilidade salarial 
Entraram em vigor, a partir deste domingo (1º), as novas regras para portabilidade salarial. Ao aderir às novas regras, o salário do beneficiário pode ser transferido automaticamente para outra conta bancária ou de pagamento, sem pagar tarifa. A mudança iguala a portabilidade das contas-salário ao procedimento praticado na telefonia.

Publicidade
Publicidade
Comentários