Festa de Pentecostes

Direto de Brasília / 15/05/2018 - 01h18

Começou no último domingo, na Paróquia de São Pedro e São Paulo, em Taguatinga Sul, a Semana de Pentecostes. A programação vai até quinta-feira. Esta é a 20ª edição do evento e a expectativa dos organizadores é de participação de mais 3 de milhões de pessoas. Para receber os fiéis, foi montada uma estrutura especial, com 11 telões em 10 praças de alimentação e 300 banheiros químicos. O Detran também preparou um esquema especial para o trânsito e mais de 100 agentes farão a segurança no local. Na Festa de Pentecostes, os católicos celebram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, 50 dias após a Páscoa.

Ditadura Militar
O Ministério das Relações Exteriores vai pedir ao governo dos Estados Unidos a liberação dos documentos produzidos pela Agência Central de Inteligência (CIA, sigla em inglês) sobre a ditadura civil-militar no Brasil. O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, instruiu a embaixada brasileira em Washington, nos EUA, a solicitar a liberação completa dos registros sobre esse tema. A medida é em resposta à solicitação do Instituto Vladimir Herzog, que enviou uma carta, na última sexta-feira, ao Itamaraty pedindo ao governo federal a liberação dos documentos que registram a participação de agentes do Estado em ações de tortura ou assassinato de opositores do regime.
 
Fim do segredo
O documento perdeu o sigilo em dezembro de 2015, mas ganhou publicidade na última quinta-feira por meio do professor Matias Spektor, coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nas redes sociais, onde divulgou a publicação, o professor disse que “este é o documento mais perturbador que já li em 20 anos de pesquisa”. O documento original está arquivado no escritório do diretor da CIA em Washington. A transcrição está disponível on-line em um site do governo federal norte-americano.
 
Festa para as mães
O Dia das Mães foi comemorado com arte no Distrito Federal. Feira de artesanato, teatro, sessões de cinema e quermesse. No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) teve exposição de artesanato, encontro de foodtrucks, além de música, sessão de cinema, teatro e shows. Os shoppings também prepararam atividades especiais para mães e filhos. O Teatro do Brasília Shopping apresentou o espetáculo “Mágico de Oz”, e no Ginásio Nilson Nelson teve apresentação circense. As igrejas realizaram quermesse, com celebrações religiosas, apresentações musicais e barraquinhas com comidas típicas da Festa de São João.

Publicidade
Publicidade
Comentários