Cármen Lúcia presidente

Direto de Brasília / 11/04/2018 - 01h01

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, assumirá a Presidência da República por algumas horas, a partir da próxima sexta-feira. Isso porque o presidente Michel Temer viajará para o Peru, onde participará da Cúpula das Américas. O presidente retorna no dia seguinte. 
 
Linha sucessória
Apesar de Rodrigo Maia, presidente da Câmara, e Eunício Oliveira, presidente do Senado, aparecerem à frente de Cármen Lúcia na linha sucessória, eles se tornariam inelegíveis no pleito deste ano caso assumissem o posto do presidente Michel Temer. Com isso, ambos deixarão o país no mesmo período que Temer. Eunício fará uma viagem previamente marcada ao Japão e Maia visitará o Panamá.
 
Regularização do título
Os eleitores têm até o dia 9 de maio para procurar uma unidade da Justiça Eleitoral e transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral para participar das eleições de 2018. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, quem não votou nem justificou ausência nas últimas três eleições teve o título cancelado e precisa regularizar a situação. Neste ano, os eleitores vão votar nos candidatos aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O primeiro turno ocorre no dia 7 de outubro. Se for necessário, o segundo turno será no dia 28 de outubro.
 
Restituição de IR
A Receita Federal abriu, na última segunda-feira, a consulta de um lote de restituição do Imposto de Renda da pessoa física, referente aos exercícios de 2008 a 2017.Os lotes residuais são de contribuintes que caíram na malha fina. Mais de 78 mil pessoas receberão R$ 180 milhões no 16 de abril. As consultas podem ser feitas no www.receita.fazenda.gov.br
 
Em busca de uma vaga
A maioria dos agora ex-ministros retoma seus mandatos na Câmara dos Deputados e concorrerá à reeleição para o cargo. Alguns, no entanto, decidiram pela primeira vez buscar uma vaga no Senado, que terá renovação de dois terços dos senadores, cujo mandato é de oito anos.

Publicidade
Publicidade
Comentários