Diarréia tem atenção especial da Secretaria de Saúde

Jornal O Norte
12/07/2005 às 16:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:47

A secretaria municipal de Saúde, através da coordenadoria de Epidemiologia iniciou ontem, segunda-feira, a implantação do programa de monitoramento das doenças diarréicas agudas, com a capacitação de profissionais que atuam diretamente com pacientes da rede pública municipal.

Como primeiro momento do programa, técnicos e médicos da Vigilância Epidemiológica, chefiados por Dulce Pimenta Ribeiro, da divisão de Vigilância em Saúde, estão ministrando treinamento, nesta semana, para 66 servidores da saúde, entre enfermeiros, agentes de saúde, auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem. O objetivo, segundo o secretário municipal de Saúde, João Batista Silvério, é a sistematização de um programa local com assessoramento e acompanhamento pelas esferas estadual e federal, centrado nas necessidades locais de saúde, a fim de proporcionar melhoria dos indicadores de acompanhamento e avaliação das doenças diarréicas.




Técnicos estão sendo treinados para monitorar doenças, inclusive a diarréia

AVALIAÇÃO DAS DOENÇAS

Ainda conforme o entendimento dos coordenadores do curso, a estratégia empregada será a construção de indicadores para acompanhamento e avaliação das doenças diarréicas, para subsidiar o planejamento das ações de intervenção, bem como a sistematização do fluxo de informação, para que ela se torne confiável na indicação das intervenções de maior impacto.

O curso pretende a formação de supervisores de monitoração de doenças diarréicas agudas, a inserção, na Vigilância Epidemiológica, da rotina de acompanhamento e orientação do quadro situacional das doenças diarréicas, a responsabilização dos atores nesse processo, a integração de outros programas que se relacionam com as doenças diarréicas, tais como a Vigilância Epidemiológica, o programa materno-infantil, agentes comunitários de saúde, o PSF - Programa de saúde da família, a Vigilância Sanitária, Saneamento, Vigilância Ambiental, Educação, dentre outros. Essa integração pretendida, mais do que uma rotina deverá ocorrer de fato e eficazmente  para a tomada de decisão e definição das ações.

O curso para os primeiros 33 profissionais, realizado no auditório da secretaria municipal de Saúde, termina hoje, terça-feira. Nos próximos dias 13 e 14 outros 33 técnicos e pessoal de nível superior receberão treinamento, totalizando duas oficinas com 16 horas/aula cada. Independentemente de sua etiologia, as doenças diarréicas têm causado danos de grande magnitude, em nível nacional. Elas ocorrem de forma direta com o agravamento do quadro físico dos indivíduos, em conseqüência da desidratação e da desnutrição crônica, com suas intercorrências.

MAIS ATENÇÃO

Segundo avaliação de Dulce Pimenta Ribeiro, as intervenções pontuais existentes têm-se mostrado eficazes apenas no que diz respeito à atenção aos casos. As intervenções mais amplas de caráter preventivo e promotoras de bem-estar ainda não estão devidamente contempladas. Nesse ponto, segundo ela, enquadram-se as medidas de controle epidêmico e de proteção ambiental, além da busca de parcerias com todos os serviços que permeiam este contexto, os quais compõem um conjunto que será capaz de, verdadeiramente, controlar o agravo.

A diarréia, embora reconhecida como importante no quadro da morbi-mortalidade do país, até os dias atuais não teve a sua consolidação no sistema de vigilância epidemiológica, como também uma efetiva programação de ações preventivas e promotoras do bem-estar.

Foto: Fábio Marçal

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por