Xadrez da política mineira

03/05/2018 às 00:23.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:38

Com o placar de 353 votos sim, 12 votos não e um voto em branco, as prévias do MDB mineiro ratificaram a tese de candidatura própria ao governo de Minas e isolaram o PT. 

Vice-governador
Com a decisão, o vice-governador de Minas, Antônio Andrade, deixa de ser coadjuvante para assumir o papel de protagonista dentro do partido, assumindo sua pré-candidatura ao governo de Minas.
   
Presidente da Assembleia
O presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (PMDB), até então cotado como pré-candidato ao Senado em uma composição entre PT e MDB, agora vai ter de aguardar os novos desdobramentos para consolidar seu espaço. Citado como pré-candidato ao governo, não participou do encontro dos emedebistas. 
   
MDB e PT
A relação dos dois partidos azedou de vez, a cartada dos petistas em precipitar o nome da ex-presidente Dilma para o Senado foi o estopim.
  
Pimentel
Sem o MDB, o governador Fernando Pimentel precisa reavaliar o quadro político _ e estava ruim, agora piorou.
   
Os deputados do MDB
Sem a coligação, o partido perderá vagas na Assembleia e na Câmara Federal. O clima é de reavaliação, o corte atingirá em cheio nomes que ficaram embaixo na relação dos eleitos.
   
Senado
Com o cenário mudando a cada momento, a situação envolvendo as vagas para o Senado também terá transformações, exigindo dos pré-candidatos uma nova leitura.
 
Novas jogadas
Com a decisão do MDB de lançar candidatura própria para disputar o governo de Minas , a pré-campanha exigirá dos protagonistas do jogo político diálogo, habilidade e capacidade de articulação.

“A política é a ciência da liberdade.” Pierre-Joseph Proudhon
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por