Saques do PIS/Pasep

Conversa Inteligente / 05/10/2017 - 00h51

O governo anunciou no dia 28/9 o calendário de saques das contas do PIS/Pasep. O primeiro grupo a poder retirar o dinheiro, a partir de 19 de outubro, será o de pessoas com mais de 70 anos. Em 17 de novembro, será a vez dos aposentados poderem sacar. Já os demais cotistas beneficiados pelo critério de idade poderão retirar o dinheiro a partir de 14 de dezembro.

 
Ministra na política
A ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, de 70 anos, sairá do tribunal em 2018 para disputar algum cargo eletivo. Ligada ao PSB, ela é vista como “a vice dos sonhos” de alguns partidos para a composição de chapa concorrente à Presidência em 2018. Ex-deputada federal, Ana Arraes é filha do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes (1916-2005) e mãe do também ex-governador do Estado Eduardo Campos (1965-2014).
 
Celeuma
O que parecia ser uma alternativa para amenizar a situação da falta de água em Montes Claros, o projeto da Copasa de captar água no rio Pacuí em Coração de Jesus, virou uma celeuma. A polêmica jurídica se arrasta agora sem previsão de conclusão da obra.
 
Polêmica
Depois que a prefeitura de Montes Claros resolveu receber mais pela prorrogação de um ano pela a concessão do transporte coletivo urbano, uma nova polêmica surgiu entre as empresas e o governo do prefeito Humberto Souto. Enquanto isso, os usuários do transporte coletivo esperam que a negociação não gere reajuste na tarifa.
 
Bolsonaro condenado
Em segundo lugar nas pesquisas para disputar a presidência do país, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi condenado pela juíza da 26ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro, Frana Elizabeth Mendes, ao pagamento de R$ 50 mil por danos morais coletivos causados ao povo quilombola e à população negra em geral.
 
Fim do foro
O deputado Efraim Filho (DEM-PB) liberou para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara a análise da admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o foro privilegiado por prerrogativa de função em casos de crimes comuns.
 
Lavando as mãos
Questionado sobre a possibilidade de o ex-presidente Lula (PT) ser candidato em 2018, o juiz Sérgio Moro disse que não é de sua responsabilidade. “Faço meu trabalho, julgando acusados. O que ocorre fora da Corte não é minha responsabilidade”, afirmou.
 
300 mil empregos
O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, afirmou que a instituição contratará 300 mil trabalhadores temporários para o Censo 2020. Para 2018, o IBGE já conta com R$ 7,5 milhões no orçamento para os trabalhos iniciais. Olinto afirmou que o grande impacto do orçamento é a contratação de funcionários.


“Nas grandes crises, o coração parte-se ou endurece.”
Honoré de Balzac

Publicidade
Publicidade
Comentários