Pitos palacianos

Coluna Esplanada / 02/06/2018 - 07h16

Visivelmente irritado com os desdobramentos da greve dos caminhoneiros, o ministro da Casa Civil do Palácio do Planalto, Eliseu Padilha, confidenciou a próximos que atos e entrevistas de colegas do Governo têm agravado mais a crise. Um deles, Eduardo Guardia, da Fazenda, que cogitou o aumento de impostos, atropelou o Palácio. Foi obrigado a desmentir. A portas fechadas, outro contrariado foi o general Sérgio Etchegoyen. Considerou que as polícias deveriam ter sido mais duras na desobstrução das estradas, para fazer valer a lei e o direito de quem quer trabalhar. 

Mensageiros
Lula faz campanha de dentro da cadeia. Tem usado os aliados que o visitam. O vereador Eduardo Suplicy levará mensagem do ex-presidente para a Parada Gay em São Paulo.
 
Ilhados
Alto Paraíso, que confronta com o Parque da Chapada dos Veadeiros, virou paraíso sem carros. O único posto ficou uma semana sem combustíveis. O mais perto fica a 90 km.
 
Efeito da greve
Maior festival de cervejas do Centro-Oeste, o Piri Bier, em Pirenópolis (GO), corre risco de perder visitantes em peso de hoje a domingo. E até de receber matéria-prima.
 
Olha o decoro!
O deputado Giacobo (PR-PR) perdeu a postura e soltou um “Vou te pegar, vagabundo!” ao encontrar o deputado Alfredo Kaefer (PP-PR) na Câmara. O Paraná, jornal da esposa de Kaefer, citou matéria do Estadão sobre mal explicada compra de apartamento do condenado Nelson Meurer por Giacobo, por um terço do preço. Faltou respeito, decoro.. e faltou explicar, deputado.
 
Apadrinhados 
O ministro do Meio Ambiente substituto, Edson Duarte, tem até a próxima terça-feira para dar explicações ao Ministério Público Federal sobre a nomeação de apadrinhados políticos para cargos de comando no Instituto Chico Mendes (ICMBio). 

Cerco do MP
No documento enviado ao ministro, 24 procuradores sublinham que as nomeações para o órgão devem “atender aos requisitos mínimos de conhecimento técnico da área e experiência gerencial, como prevê a legislação brasileira”. 
 
Pista livre
O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) finaliza texto do projeto para derrubar a resolução da Agência Nacional de Petróleo que proíbe venda direta de etanol de produtores para postos de combustível. 
 
Distribuidora$
Segundo Amorim, a norma “favorece o lobby do atravessador: das distribuidoras que compram o etanol por um preço baixo e o entregam por um preço elevado”. Como a Coluna citou há dias, três grandes controlam a distribuição de combustíveis no País - e aumentam o preço entre a refinaria e o posto: a BR, a Shell e a Ipiranga. 
 
Olho neles!
O Laboratório de Estudos Político-Sociais (Labep) lança em Brasília na quarta-feira o e-Ranking Cidadão, plataforma com diagnóstico da atuação de deputados federais e senadores. A ferramenta propõe apresentar o desempenho dos parlamentares.
 
Fala, povo
Vem aí pesquisa inédita sobre o que o brasileiro pensa do clima, sustentabilidade e religião. A coordenação é do professor Rodrigo Penna-Firme, da PUC-Rio. Os resultados serão apresentados este ano na COP24, em Katowice, Polônia.

Publicidade
Publicidade
Comentários