Debandada

23/06/2018 às 00:42.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:56

Enquanto o presidente Michel Temer segura o partido contra coligações que possam prejudicar seu projeto de poder, a bancada federal do MDB na Câmara entregou carta à cúpula da legenda, à qual a Coluna teve acesso, exigindo candidatura própria ao Governo de Minas Gerais. Os deputados impuseram a condição de que a Executiva apresente, até 15 de julho, os nomes dos pré-candidatos dos partidos da coligação na disputa para a Câmara em Brasília e para a Assembleia de Minas. 

Porta aberta
O movimento é o rompimento oficial com o PT do governador Fernando Pimentel. E tem efeito paralelo: abre caminho para Dilma Rousseff se candidatar ao Senado.
 
Dois pesos
Já em Alagoas e Ceará, o MDB se alia ao PT. Questão de sobrevivência para Eunício Oliveira e Renan Calheiros, respectivamente, que tentarão a reeleição para o Senado.
 
Mais água no chope 
Deputados articulam criação de uma CPI contra empresas que driblam o pagamento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, causando rombo nos cofres municipais, estaduais e federal. Estão na mira a cervejeira Heineken, que extrai água sob concessão suspeita na Bahia, e algumas mineradoras. 
 
Passeio da turma
Recém-contratada no Ministério do Meio Ambiente, em cargo comissionado, a arquiteta Maria Eduarda Carvalho da Veiga ganhou presentão. Viajará para Europa como assessora do ministro Edson Duarte para prestigiar o Fórum das Florestas Tropicais de Olso, Noruega. O evento será dias 27 e 28 de junho, mas a licença é de oito dias de tour.
 
Grande família
Segundo o MMA, a “assessora irá acompanhar a missão entre os dias 24 e 29 de junho, em viagem oficial à Bélgica, Noruega e Alemanha”, com mais cinco pessoas na comitiva. A novata é filha do casal de comissionados que foi obrigado a se exonerar, mês passado. A mãe, então chefe de gabinete do ministro, e o pai, então assessor especial, estavam de malas prontas para representar o MMA num evento em Lisboa. 
 
Calma aí, chefe!
Aliado do Palácio, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) articula a derrubada do decreto assinado em maio pelo presidente Temer, que reduz alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados de 20% para 4% para o setor de bebidas não-alcoólicas. 
 
Zona Franca 
O senador Braga apresentou Projeto de Decreto Legislativo nº 59/2018 para tentar derrubar a mudança alegando que “a decisão afeta em cheio a Zona Franca de Manaus, onde estão instaladas empresas do setor”. Diz ainda que o decreto de Temer é “inconstitucional, pois só poderia gerar efeitos após 90 dias da data de sua publicação”. 
 
America first..
O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) aponta que o contrato firmado entre a Telebras e a Viasat pode ter ferido a “soberania nacional”. A empresa norte-americana foi contratada – por chamamento público – para operar o satélite usado pela estatal para atender programas de expansão da banda larga do governo federal.
 
.. e atropelo espacial
O acordo foi suspenso recentemente pelo STF depois de a empresa amazonense Via Direta Telecomunicações recorrer à Justiça sob alegação de que fora preterida, depois de iniciar as negociações para operar parte da capacidade do satélite. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por