Bicadas tucanas

09/11/2017 às 00:29.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:36

A um mês da convenção nacional que indicará o grupo que vai comandar a campanha eleitoral em 2018 – e o domínio sobre a escolha do futuro candidato – o PSDB rachou de vez. O presidente interino Tasso Jereissati, ex-aliado de Aécio Neves, se aproximou da ala paulista – José Serra, Geraldo Alckmin e João Dória Jr fecharam com o senador cearense. Já o senador Aécio Neves (MG), que por ora tem boa parte dos delegados nos diretórios, perde apoio a galope. Aécio lançou a presidente do partido o governador de Goiás, Marconi Perillo. Nem existe turma do deixa-disso. Há um racha polarizado. 

Cambaleia
A convenção nacional será dia 12 de dezembro em Brasília. Até lá, Aécio tenta se segurar no cargo como presidente licenciado, mas está difícil porque sangra na mídia.

 À distância 
O ex-candidato a presidente tem dedo na tentativa de troca do comando no diretório do Maranhão. Apoia o senador Roberto Rocha, recém-filiado, no lugar de Carlos Brandão.
 
Chega-pra-lá
Vice-governador do Maranhão, Brandão, atual presidente do PSDB local, é aliado de Flávio Dino (PCdoB), que vai apoiar Lula da Silva. O PSDB força Brandão a sair.
 
A união..
Divorciados desde o impeachment de Dilma Rousseff, líderes do PT e do PMDB na Câmara e no Senado ensaiam reaproximação motivada por palanques estaduais. Mas em especial trabalham para uma PEC de foro privilegiado para ex-presidentes da República.
 
..faz a blindagem
A ideia de foro privilegiado agrada a frente suprapartidária. Os caciques voltaram a confabular mudanças na Constituição que beneficiariam os ex-presidentes Lula e Dilma; o futuro ex Michel Temer, e quem vier por aí. Assim, fogem da Justiça comum. 

Lula na Baixada
A próxima etapa da Caravana Lula da Silva será na Baixada Fluminense, no início de dezembro. A ideia do PT é hospedar o ex-presidente num hotel de Duque de Caxias, que visitará, e depois percorrer Nova Iguaçu, São João de Meriti e Nilópolis. 
 
Ela quer voltar!
Dilma Rousseff e Gleisi Hoffmann conversam hoje em Porto Alegre. A ex-presidente está dividida entre disputar o Senado pelo Rio Grande ou por Minas Gerais.
 
Cicatrizes 
Parece arrependido o deputado estadual carioca Paulo Ramos, fundador histórico do PDT, que trocou a legenda pelo PSOL. Procurou Carlos Lupi, presidente do PDT, e avisou que pensa em voltar. 
 
Conciliador?
O prefeito João Dória quer ajudar a apaziguar os ânimos de um lado. Convidou para almoço na próxima segunda-feira o vereador Eduardo Suplicy (PT), o diretor teatral José Celso Martinez e outros artistas (sim, Suplicy é cantor). Eles apoiam o movimento do Teatro Oficina contra a construção de torres de Silvio Santos no Bixiga. 
 
Racha
As comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado estão rachadas entre a defesa e a crítica sobre a ministra Luislinda. Hoje vão debater ‘regressões dos direitos humanos’. Ela está com o discurso de que é vítima de racismo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por