O Brasil tem jeito

*Mauro Condé
Hoje em Dia - Belo Horizonte
19/09/2018 às 05:54.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:31

Naquela tarde, um político tentou pressionar o presidente recém-eleito, perguntando o que deveria responder para a imprensa querendo confirmar o boato de que ele tinha sido convidado para assumir um ministério.

– “Diga que eu te convidei, mas você não aceitou” respondeu rápido o presidente.

Além dessa habilidade política para compor interesses de todas as partes, um novo governante deve ter a habilidade de gestão. Acabo de voltar de excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros sobre governança.Eles me transportaram para a Inglaterra de 2012, onde fui recebido pelo economista Jim O´Neill, o criador do termo BRICs. Logo pedi a ele:

– Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor. Então ele me ensinou que, para um país ter sucesso, ele precisa ser administrado com um painel de indicadores críticos, pois quem não mede, não gere. Um painel dividido em:

– Variáveis macroeconômicas, onde o mais importante indicador é o da Inflação. Disse que , se pudesse dar apenas um conselho para um presidente, o aconselharia a fixar uma meta de inflação e a trabalhar para mantê-la baixa.

– Controle do déficit público, dos gastos, da dívida externa e do grau de abertura da Economia viriam a seguir.

– Variáveis microeconômicas, entre as quais a prioridade máxima seria para um pesado investimento em educação de alto nível. A educação é a variável mais importante para garantir um alto índice de produtividade. Aliados à educação, ele sugere os índices que demonstram o uso da tecnologia (celulares, computadores e internet), cujo crescimento provoca aumento do PIB Per Capita (a melhor indicação de riqueza individual do país).

Tão importante quanto está o indicador vinculado à expectativa de vida da população, dependente direto de investimentos sérios em saúde e segurança pública. Estabilidade de governo, Estado de Direito e baixo índice de corrupção completam o quadro dos principais indicadores vitais para um país ter sucesso.

O que aprendi com O´Neill me deixou otimista. O Brasil tem jeito, desde que o próximo presidente aja com habilidade política e utilize o painel de indicadores sugeridos em seu livro “O Mapa Do Crescimento”.
*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por