Para evitar que a sua empresa morra, cuide muito bem da saúde dela.

Avalie-a com freqüência e ao primeiro sinal de doença ou fraqueza, procure atuar em cima das causas das doenças detectadas, antes que seja tarde demais.

Para evitar que sua empresa morra, cuide dos três principais indicadores de sua saúde, que são:
 
1) Capacidade de ganhar dinheiro gerando um fluxo de caixa diário consistentemente positivo. Mais do que ter lucro, ter um fluxo de caixa positivo é o grande segredo das empresas bem sucedidas e que não morrem. O fluxo de caixa é a pulsação, é o principal sinal vital de uma empresa.

2) Satisfação e lealdade dos clientes. Afinal, uma empresa sem clientes, só tem despesas e se você tiver uma satisfação de clientes crescente, sua empresa aumentará a sua fatia de participação no mercado.

3) Satisfação e lealdade dos funcionários. Trate muito bem seus funcionários, pois são eles que lidam e tratam diariamente com seus clientes. Você jamais terá clientes satisfeitos se seus funcionários não estiverem mais satisfeitos do que eles. A satisfação crescente de seus colaboradores abastece a produtividade, a qualidade, o respeito e a criatividade, componentes vitais para a sobrevivência da empresa.

No mundo e no mercado globalizado de hoje, é impressionante a rapidez com que as coisas mudam. É necessária uma boa rede proteção em torno da sua empresa que a faça satisfazer as três condições acima citadas de forma vitoriosa.

E você não desenvolve essa rede de proteção da noite para o dia, você precisa perguntar-se todos os dias que acontecimentos inesperados sua empresa pode enfrentar que podem abalar o alicerce desses três indicadores mais importantes da saúde dela.

Meça-os constantemente e crie em torno deles uma vantagem competitiva dominante que faça com que sua empresa sobreviva a ataques da concorrência, decisões do governo ou quaisquer outras circunstâncias decorrentes da acirrada competição dos negócios.

Monte uma rede robusta de proteção para esses três maiores indicadores de saúde e amarre-os através de uma estratégia que permita que a sua empresa siga sempre em frente, sem causar impactos negativos em seus resultados financeiros, em seus clientes e seus funcionários.