Cidade

MOC tem 15 mil eleitores com títulos cancelados

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar situação eleitoral e evitar restrições futuras

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 11/04/2024 às 19:00.
Para agilizar o processo, eleitores podem agendar o atendimento pela internet através dos sites do TREs (LARISSA DURÃES)

Para agilizar o processo, eleitores podem agendar o atendimento pela internet através dos sites do TREs (LARISSA DURÃES)

Com menos de um mês para o prazo final, eleitores de todo o Brasil tem até o dia 8 de maio para regularizarem sua situação eleitoral. Isso inclui solicitar transferência de domicílio eleitoral, atualizar dados ou qualquer outra pendência relacionada ao título. Conforme dados da Justiça Eleitoral, somente em Montes Claros, maior colégio eleitoral do Norte do Estado, cerca de 15 mil eleitores estão com títulos cancelados devido à falta de realização da biometria e revisão eleitoral em 2019. Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais acontece no dia 6 de outubro.

Para aqueles que já possuem cadastro biométrico, todos os serviços eleitorais estão disponíveis online; porém, quem ainda não realizou esse procedimento precisa comparecer pessoalmente a um cartório eleitoral. O agendamento para atendimento pode ser feito através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TER) de cada estado. Helen Guimarães da Silveira, chefe de cartório da 184ª Zona Eleitoral, destaca a urgência da situação e enfatiza a importância de estar em dia com as obrigações eleitorais neste período crucial.

“Para agendar atendimento no cartório eleitoral e regularizar a situação, os serviços disponíveis incluem emissão da primeira via do título, transferência de domicílio eleitoral, alteração de locais de votação e quitação de multas”, explica a chefe do cartório. Agendamentos podem ser feitos via Disque Eleitor (número 148) ou no site do TSE, na seção de atendimentos aos serviços eleitorais. 

“Os documentos necessários para realizar qualquer tipo de regulamentação no título eleitoral são documento oficial com foto, como RG, além de comprovante de residência que demonstre vínculo com o município”, relata Silveira. 

Helen explica que a não regularização da situação eleitoral acarreta consequências para os eleitores, “que são a impossibilidade de votar nas próximas eleições e restrições em serviços como empréstimos bancários, matrículas em instituições públicas e tirar passaporte”, avisa. “Portanto, é fundamental que os eleitores se atentem ao prazo e regularizem sua situação eleitoral quanto antes para evitar transtornos e restrições futuras”, finaliza. 

Para exercer seu direito democrático neste ano, Melissa Santos Araújo, 19 anos, compareceu ao cartório para obter seu título eleitoral. Com todos os documentos em mãos, Melissa enfrentou uma fila de quase uma hora. “Cheguei aqui e peguei um número. Aí, estou aqui há quase uma hora. Mas reconheço que se tivesse agendado com certeza já tinha feito tudo. Mas, parece que na hora tudo vai ser bem fácil”, relatou.
 
PLANTÃO
O TRE de Minas Gerais informa que a Central de Atendimento de Montes Claros estará de plantão no próximo sábado (13) e demais finais de semana até 28 de abril para atendimento aos eleitores de meio-dia às 18h para regularizarem a situação do título.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por