Feira das oportunidades

Fenics impulsiona negócios e promove crescimento econômico na região

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 23/04/2024 às 19:57.
Juliana Peçanha participa pela primeira vez da Fenics com uma franquia de cosméticos: “esperamos dar visibilidade a marca e trazer mais parceiros” (MÁRCIA VIEIRA)

Juliana Peçanha participa pela primeira vez da Fenics com uma franquia de cosméticos: “esperamos dar visibilidade a marca e trazer mais parceiros” (MÁRCIA VIEIRA)

Realizada em Montes Claros, a maior cidade do Norte do Estado, a Feira Nacional de Indústria, Comércio e Serviços (Fenics) entra em sua 29ª edição com o propósito de estimular a economia e proporcionar a geração de emprego. São mais de 250 stands, com um mix de produtos e serviços, que inclui instituições financeiras, turismo de negócios, marketing e publicidade, decoração, construção civil, educação, saúde, moda, beleza, gastronomia, tecnologia, entre outras atividades econômicas. O lançamento do evento e dos espaços de negócios foi realizado na manhã da última terça-feira (23).

De acordo com Gyslaine Lopes Pinheiro, presidente da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI), entidade que realiza o evento anual, a intenção é motivar todo tipo de negócio. “São os pequenos que vão viver pela primeira vez a experiência da feira. Estamos atentos a isso também. Aos grandes e aos pequenos negócios. Este é o momento de movimentar a economia”, afirma. Ela pontua que, nas 28 edições contabilizadas até aqui, a ACI já prospectou mais de um milhão e meio de reais e abrigou pelo menos 2.900 stands. “Nestes quase 30 anos de realizações, recebemos mais de um milhão de visitantes”, assegura. 

O evento acontece nos dias 12 a 15 de setembro, no Parque João Alencar Athayde. A expectativa é de que sejam realizados cerca de 100 milhões de negócios em 2024, com um público estimado em 100 mil pessoas durante os quatro dias de feira.

Juliana Peçanha tem uma franquia de cosméticos com origem em Viçosa e participará da Fenics pela primeira vez. “A intenção nossa na Fenics é a de divulgar e captar novas franquias. Durante a pandemia, as pessoas despertaram para o cuidado em casa. A fábrica preocupou em ter o home care e quer levar, por meio de franquias e consultoras, esse produto para ser usado em casa”, explica. E destaca, “estou 100% confiante. Atuo hoje na região de Pirapora, Várzea da Palma e Ibiaí. Já conhecia a Fenics e decidimos que é a melhor vitrine”.
 
CRESCIMENTO REGIONAL
Para Carlos Alexandre Gonçalves, diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE), instituição que já participa da feira, há o desafio de trabalhar para que os municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas Gerais se igualem aos que estão na frente. Estar na Fenics, conforme o diretor-geral, abre espaço para os municípios divulgarem suas potencialidades e produtos e o desenvolvimento se realize em casa município, sem a necessidade de migração em busca de emprego. “Não colocar acima dos demais, mas ao menos melhorar o IDH desses municípios, para que gere oportunidade e a gente fixe as famílias em suas cidades. Gastamos menos com a gente para gastar com a população que carece e gera o desenvolvimento”, disse.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por