Zoonoses amplia ação preventiva

Decisão de intensificar vacinação antirrábica foi tomada após morte de morcego em área urbana

Vitor Costa, estagiário sob supervisão do editor
Montes Claros
29/03/2018 às 01:09.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:04
 (Fabio Marçal)

(Fabio Marçal)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensificou a vacinação antirrábica em Montes Claros depois que um morcego foi encontrado morto na rua Zaira Celestino Pinheiro, bairro Jaraguá I. O animal estava contaminado com o vírus da raiva.

O coordenador de Saneamento e Controle do CCZ, Flamarion Cardoso Gualberto, informou que as vacinações ocorrem de casa em casa em um raio de 500 metros de onde o animal foi encontrado.

“As equipes estão no bairro vacinando animais domésticos e damos plantões na antiga praça do Chinelão, até as 20h. Nesta quinta-feira, por ser ponto facultativo, as vacinas serão aplicadas na sede do CCZ até meio-dia. É importante que 100% dos cães sejam vacinados’’, frisa Flamarion.

Os cachorros da região do bairro Jaraguá I, como a cadelinha Alice, da dona de casa Tainá Souto, estão sendo imunizados pelos agentes. Vacina tem validade de um ano. “Fico mais aliviada porque é algo tão simples que às vezes por uma questão de tempo as pessoas acabam deixando para outra hora. Quando soube do caso do morcego fiquei assustada e preocupada, mas agora depois de ter vacinado a Alice estou mais calma”, diz Tainá.

Em humanos, como explica Jaceilde Mendes, do setor de imunização da prefeitura, a vacinação é feita somente se a pessoa for mordida por morcego. “A Unidade Básica de Saúde do bairro Esplanada é referência em casos do tipo. O ministério da saúde não prevê uma mobilização da vacinação em humanos”.
 


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por