Vigilância apreende alimentos vencidos

Pelo menos 100 produtos foram recolhidos em supermercado de Januária, reincidente na infração

Christine Antonini
Montes Claros
21/06/2018 às 07:02.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:52
 (Divulgação )

(Divulgação )

A Vigilância Sanitária de Januária apreendeu pelo menos cem produtos alimentícios com data de validade vencida ou embalagens danificadas em estabelecimento comercial da cidade. A fiscalização foi realizada após o órgão receber uma denúncia anônima.

Essa é a quarta ação da Vigilância no município neste ano. Em uma delas, foram apreendidos medicamentos vencidos e carnes estragadas. 

Segundo o órgão, o supermercado onde foram encontrados os produtos estragados é reincidente. As mesmas irregularidades já foram encontradas no local em outras fiscalizações. Dentre os produtos apreendidos estão latas de salsicha e azeitona, pacotes de macarrão e biscoitos e caixas de creme de leite. 

“Fizemos uma representação no Ministério Público sobre o supermercado em questão. Além de o proprietário nos desacatar, não é a primeira vez que flagramos esse tipo de irregularidade no estabelecimento”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária, Carlos Alberto Lima. 

Por lei, é proibida a venda de qualquer produto vencido, com embalagem adulterada ou danificada em comércios varejistas de alimentos, bares, restaurantes, entre outros. Mesmo assim, muitos comerciantes ainda insistem em comercializar alimentos estragados.
 
AÇÕES
Em janeiro e março, a Vigilância Sanitária de Januária fiscalizou os açougues da cidade, onde foram apreendidos 300 quilos de carne deteriorada. Muitas tinham larvas de mosquitos.

Em maio, foram apreendidas dezenas de caixas de remédios, como analgésico, antitérmico, xaropes e antiácidos com data de validade vencida. 

“É importante ressaltar que a apreensão aconteceu através de denúncia de um consumidor. Por isso é importante que a população colabore e, quando ocorrer de adquirir ou encontrar na prateleira do comércio produtos adulterados, informe à Vigilância. Consumir produtos com prazo de validade vencida é sempre um risco e, em alguns casos, pode até ser fatal, dependendo da imunidade de cada organismo”, alerta o coordenador. 

De acordo com a Vigilância Sanitária, ações como estas serão feitas a cada 15 dias, em todos os estabelecimentos alimentícios de Januária. Os produtos apreendidos são analisados e depois incinerados. Além da multa, os estabelecimentos são fechados, podendo reabrir somente após um alvará do órgão. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por