Montes Claros inicia amanhã a Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano. A meta é imunizar cerca de 59 mil cães e gatos na cidade. Em vários pontos da área urbana, a Secretaria Municipal de Saúde manterá o funcionamento de postos para vacinação dos animais das 8h às 17 h.

Devem ser levados para a vacinação os animais acima de quatro meses de idade. Os bichos que forem vacinados pela primeira vez deverão receber dose de reforço num prazo entre 30 e 45 dias após a primeira aplicação. Nestes casos, a aplicação da segunda dose pode ser viabilizada pelos municípios por meio da manutenção de postos fixos.
 
ANTECIPADA
A campanha já começou em 26 cidades dentro da Regional de Saúde de Montes Claros. Nesses locais, quase 30 mil doses já foram aplicadas. Os trabalhos foram iniciados dia 10 de julho e prosseguem até 15 de setembro. A previsão é de que nos 53 municípios que integram a área de atuação da regional sejam vacinados cerca de 217 mil animais.

Os municípios tem autonomia para definir a data de realização da campanha nas suas respectivas zonas urbanas e rurais, desde que concluam as atividades num período máximo de 45 dias. O objetivo é vacinar o maior número de animais possível visando evitar que o vírus rábico alcance a população, interrompendo assim o ciclo urbano da doença. Os resultados parciais da campanha devem ser enviados às segundas-feiras, pelos municípios, à Superintendência Regional de Saúde.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epide-miológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão, explicou que as equipes técnicas das secretarias municipais de saúde foram orientadas a iniciar a Campanha Antirrábica pela zona rural e finalizar os trabalhos na zona urbana.

“Na zona rural o trabalho deve ser executado de porta em porta enquanto, na zona urbana, a Campanha poderá envolver a montagem de postos fixos de vacinação, em locais de fácil acesso”, afirmou a coordenadora.