Unicef lança selo municipal aprovado em Montes Claros

Jornal O Norte
26/09/2005 às 10:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

Aconteceu na sede da Amams - , em Montes Claros (MG), na última  quinta-feira, dia 22 de setembro, o lançamento do Selo UNICEF Município Aprovado.

O  evento reuniu municípios mineiros comprometidos com os direitos das crianças, o prefeito municipal Athos Avelino Pereira a Secretária Extraordinária de Estado do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha Mucuri, e Norte de Minas, Elbe Brandão, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais, Marcos Montes Cordeiro, o coordenador do UNICEF, Patrício Fuentes, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, João Luiz Vasconcelos , além de  representantes de 107 municípios mineiros que concorreram ao Selo UNICEF.

O evento teve  continuidade ontem, sexta-feira, quando os municípios Receberam  informações sobre o Selo UNICEF e dicas para conquistá-lo.

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional para municípios dos Estados do Semi-árido que implementarem medidas pela melhoria das condições de vida das crianças, e adolescentes.

Até o final de 2006, os municípios que se inscreveram, deverão cumprir um conjunto de metas nas áreas de educação, saúde, proteção e participação de meninos e meninas.

Sendo que a experiência já vem sendo desenvolvida, no Estado do Ceará desde 1999.

A iniciativa ajudou a reduzir a taxa de mortalidade infantil de 40 para 26, crianças em idade de risco, e aumentar de 79% para 96% o número de escolas implantadas com água potável, entre outros resultados importantes.

Em 2005, o Selo passou a fazer parte do Pacto Nacional, com o sugestivo tema "Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido" trata-se de  uma iniciativa que reúne municípios, os governos dos onze Estados da região, como  Governo Federal, organizações da sociedade civil, e a Petrobrás.

O Semi-árido brasileiro é formado por 1490 municípios dos nove Estados do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Na região, vivem 10,9 milhões de crianças e adolescentes. Mais de 8 milhões deles são pobres, ou seja, vivem em famílias com uma renda mensal menor que R$ 150,00 por pessoa. Todos os anos, a cada mil crianças que nascem no Semi-árido, 65 delas morrem antes de completar o primeiro ano de vida Mais informações poderão ser obtidas com  Adriana Alvarenga (61) 8166.1636.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por