Um dia de acolhimento

Após dois anos, projeto leva vários serviços e atenção aos moradores de rua da cidade

Leo Queiroz
Montes Claros
27/06/2018 às 07:03.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:01
 (LEO QUEIROZ)

(LEO QUEIROZ)

A praça Doutor Chaves recebeu ontem uma estrutura de serviços totalmente voltada para a população em situação de rua. Muitas vezes invisíveis aos olhos da comunidade e do poder público, eles tiveram a oportunidade de receber vários tipos de atendimento. 

A quinta edição do “Rua de Direitos” é uma promoção do Serviço Social Autônomo (Servas), em parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O objetivo do evento é conectar as pessoas em situação de rua com os serviços básicos que essa população não consegue usufruir no dia a dia. 

“A ideia é resgatar a autoestima dessas pessoas e conectá-los com os coletivos do município que acolhem e ajudam esse público. Estamos fazendo uma confraternização de todos que estão engajados em ajudar e acolher a população em situação de rua”, disse Rodrigo Fernandes, diretor de Projetos do Servas.

Ainda de acordo com ele, na capital mineira, após a utilização dos serviços oferecidos durante o evento, diversas pessoas optaram por deixar as ruas.

Rodrigo observou que, nesta segunda edição em Montes Claros, aumentou o número de parceiros e o de moradores de rua que decidiram participar das ações em relação ao primeiro evento, realizado em 2016.

Ações assim, no entanto, Carlos Ruas gostaria que fossem rotineiras. Há um mês em Montes Claros, ele veio de Vila Velha (ES) em busca de oportunidade de trabalho. Mas não conseguiu e acabou nas ruas.

“Fui demitido por causa da crise. Mas aqui meti a cara no muro e fui mal atendido pelo sistema. Acabei nas ruas. A partir daí percebi a necessidade de alguém falar pelos moradores de rua e trouxe alguns deles ao evento”.

Carlos acredita que pensar no morador de rua deveria ser um trabalho constante e não só no período de inverno. “Os gestores deveriam trabalhar de uma forma correta, onde todos poderiam ter uma vida melhor, e consequentemente não existiria um número tão grande de moradores de rua na cidade”, completou.

A ação ofereceu atendimentos gratuitos como cortes de cabelo, assistência jurídica, defensoria pública, consultório médico, exames básicos de saúde, atendimento odontológico, emissão de documentos, lojinha solidária, assistência social, orientação de prevenção ao uso de drogas e apresentações culturais.

“É um aprendizado nosso como ser humano disponibilizarmos um pouco do que sabemos para ajudar essas pessoas. Formamos não só profissionais, mas cidadãos do bem”Claudia VieiraInstrutora há 16 anos no curso de cabeleireiro do Senac
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por