O Corpo de Bombeiros capturou dois tucanos em Montes Claros nesta quarta e quinta-feira. Os animais silvestres foram encontrados por moradores em residências nos bairros Santa Laura e Delfino Magalhães. Ambos não estavam machucados e foram encaminhados para o Ibama da cidade para exames.

Os dois animais foram encontrados em bairros mais afastados do centro. Segundo o Biólogo Ornitólogo Paulo Ricardo Siqueira, os tucanos são filhotes da espécie Ramphastus Toco e tem ampla distribuição no cerrado por gostarem de área aberta, além de grande amplitude alimentar. Disse ainda que eles se adaptam bem a ambientes urbanos com matas ao redor. “É comum o aparecimento de animais selvagens nas cidades e isso pode estar ligado ao desmatamento”, afirmou.

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Daniel Prates, a recomendação é que ao avistar um animal selvagem o morador entre em contato imediatamente com a corporação, por meio do telefone 193. “Mais importante é não maltratar e também não tentar capturar, pois pode acabar machucando o animal”, orienta o militar. 

O analista ambiental do Ibama Daniel Dias, informou que os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), parceria do Ibama com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). No local, eles passarão por triagem que definirá o processo de tratamento pelos quais serão submetidos. 

“Vai desde alimentação correta, treinamentos de vôos, como também busca e captura de alimento na natureza e só depois são devolvidos ao habitat natural”, disse.