Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital Veterinário Renato Andrade, da Funorte, se destaca na Expomontes, oferecendo um serviço diferenciado durante a Feira Agropecuária.

Foram cerca de 70 atendimentos no local, de equinos e bovinos, superando a marca de anos anteriores.

“Montamos o espaço com toda a estrutura necessária: farmácia, feno para alimentar os animais e primeiros socorros. E a população sempre acompanhando o que acontecia aqui. Acredito que agregamos um valor bem bacana à Expomontes”, disse Valessa Muniz Amaral, acadêmica do 9° período e uma das 12 participantes do estande.

Para Valessa, o mais importante foi poder mostrar à população a riqueza que existe na cidade em termos de saúde animal.

“Conseguimos dar retorno para o proprietário na hora em que ele mais precisou. Todos que passaram por aqui ficaram satisfeitos e pretendem se tornar clientes do hospital. O socorro que a gente deu deixou o proprietário bem mais seguro para expor o animal nos eventos”, complementou.
 
VISITA
Na última semana, o Hospital Veterinário recebeu a visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, que oficializou o momento com o descerramento da placa alusiva à fundação da unidade.

“Foi uma grande alegria receber a visita do ministro aqui. Tivemos a oportunidade de apresentar a nossa estrutura e propor um projeto de parceria com o governo federal para levar assistência médica veterinária a animais de tutores que vivem em situação de vulnerabilidade social e não dispõem de recurso para promover a saúde do animal”, disse Lucas Mendes Soares, gestor administrativo do hospital.

Lucas acrescenta que a passagem do ministro e comitiva contribuiu de maneira significativa. “O momento foi importante também porque estiveram presentes prefeitos, secretários e vereadores de cidades vizinhas, que poderão divulgar os serviços do hospital para os criadores de seus municípios”, ressaltou.

Montes Claros, segundo Lucas Soares, já é referência na assistência à saúde humana e, com o hospital veterinário em pleno funcionamento, se torna também referência na saúde animal.

O Hospital Veterinário é uma unidade de apoio ao curso de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte) e responde pelo atendimento de pequenos e grandes animais, com equipe especializada.

No local são realizadas consultas, exames, cirurgias e internações. Na clínica de pequenos animais são realizadas aproximadamente 40 consultas e 20 procedimentos por semana.

Já na parte de grandes animais (equinos e bovinos), entre consultas, atenção especializada ao animal atleta e procedimentos cirúrgicos, são cerca de dez atendimentos a cada semana.