Shopping Popular somente até 18h

Problemas na rede elétrica teriam motivado restrição, mas bombeiros alegam que não houve vistoria recente

*
Montes Claros
21/11/2017 às 23:38.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:49
 (Vitor Costa)

(Vitor Costa)

O Shopping Popular Mário Ribeiro da Silveira não poderá funcionar além das 18h na temporada de compras natalinas. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município. Os lojistas temem prejuízos, uma vez que o comércio no Centro de Montes Claros chega a funcionar até as 22h nesta época do ano.

O motivo para a restrição do horário estaria nas condições “inadequadas” da instalação elétrica do prédio, que não suportaria o funcionamento de equipamentos de alta potência por muito tempo, com risco até de incêndio. A decisão, que estaria baseada em orientação do Ministério Público (MP) e do Corpo de Bombeiros, também proíbe que aparelhos de ar-condicionado sejam ligados sem autorização da gerência. 

Os lojistas reclamam que não foram informados sobre a medida. “Fechando o local em dia de movimento e sem abrir à noite, enquanto todos os comércios do Centro estarão abertos, é exatamente para mostrar à cidade que nós não temos condições de funcionar”, conta um comerciante do quarto piso do shopping, que pediu para não ser identificado temendo represálias. 

No feriado da Consciência Negra, segundo os comerciantes, o shopping permaneceu fechado por ordem da administração, enquanto algumas lojas do Centro abriram normalmente. 

Devido a isso, um grupo cobrou posicionamento do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros (Prevmoc), responsável pelo prédio. 

“Ficamos sabendo através de redes sociais que o shopping iria fechar às 18h. Isso é muito ruim, porque nesse período estamos perdendo quase quatro horas de vendas”, relata A.S., que tem uma loja no local. 
 
APARELHOS
Outra comerciante do primeiro piso questiona se não seria mais viável impedir a utilização de equipamentos elétricos ao invés de fechar o local. 

“Estão alegando que é porque tem gente que possui ar-condicionado. No final, vão prejudicar todo mundo por causa de uns 12. Essa história está mal contada”, questiona. 

Segundo o presidente da Prevmoc, Eustáquio Filocre, a falta de reparos e adequações no prédio impossibilitam o funcionamento do espaço à noite. “O shopping funcionará no horário oficial. O que mudará é que ele não se adequará ao horário do comércio local neste fim de ano devido a problemas na estrutura. Estamos seguindo recomendações do MP para a prevenção e resguardo do patrimônio e dos freqüentadores”, diz. Não foi explicado o motivo de o prédio não ter sido interditado totalmente. 

O Corpo de Bombeiros informou a O NORTE que não foi feita nenhuma vistoria recente no local e que a decisão pode ter sido tomada com base em alguma verificação antiga. No MP, ninguém foi encontrado para falar do assunto. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por