Seminário debate a maternidade

Evento amanhã no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro vai discutir da gravidez tardia à perda gestacional

Leo Queiroz
Montes Claros
25/05/2018 às 06:17.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:15

O I Seminário Científico sobre Maternidade vai acontecer amanhã, no auditório do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro, com programação de palestras durante todo o dia. O evento foi idealizado pela professora Cláudia Guimarães de Souza Lima, que dá aula de psicologia hospitalar na Funorte.

Um dos temas a serem abordados ainda é um tabu entre mães e profissionais da saúde: a morte do bebê na gravidez ou parto e como enfrentar esse drama. 

“O ideal é proporcionar um momento para que mães que vivenciam ou vivenciaram situações adversas como perda (gestacional) possam dar seus depoimentos à comunidade acadêmica, ao mesmo tempo em que também sejam acolhidas por pessoas que passaram por experiências semelhantes. Foi daí que surgiu a ideia do seminário”, diz Cláudia.

Ao todo, serão sete temas abordados: “A mulher moderna e o adiamento da gravidez: como manejar?”, “A influência da idade no desfecho reprodutivo”, “A filiação pela adoção: do sonho à realidade”, “Desafios do processo de adoção”, “(Des) vinculação mãe-bebê: o impacto emocional na rotina de uma mãe de UTI”, “O luto do filho ideal ao filho real” e “Na contramão do ciclo da vida: enfrentando a perda de um filho”. 
 
SONHO ADIADO 
Cláudia também diz que, durante as praticas de estágio de psicologia no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro, notou-se a falta de conhecimento das implicações da escolha da gravidez tardia, assunto que também será debatido. 

“Essa tem sido uma decisão cada vez mais acentuada, por conta desse nosso ajustamento à vida moderna”.  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por