Sem estrutura para manter segurança

Sucateada, Guarda Municipal de MOC ainda enfrenta ordens ilegais, como não fazer horário de almoço

Márcia Vieira
Montes Claros
17/07/2018 às 06:47.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:27
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Com efetivo de aproximadamente 120 servidores, a Guarda Municipal de Montes Claros clama por socorro. Os profissionais denunciam que estão sendo submetidos a condições precárias de trabalho, o que motivou a procura por amparo jurídico.

“Os guardas receberam ordens para suspender o horário de almoço, o que vai contra a lei, porque todo trabalhador tem o direito de se alimentar. Isso provocou muita confusão. Alguns obedeceram, outros não. Notificamos a prefeitura para mandar esta ordem por escrito. Enquanto isso não acontecer, eles vão continuar fazendo o horário normalmente”, disse o assessor jurídico da Guarda Municipal, Patrick Ramos.

O advogado participou de reunião com os servidores em busca de solução para diversas demandas que, segundo ele, são urgentes.

De acordo com Ramos, o município estaria investindo na compra de equipamentos supérfluos, como o bastão ronda, enquanto os equipamentos de proteção individual (EPIs) são ignorados.

“Eles vão adquirir os chamados bastões ronda, que correspondem ao cartão de ponto. A cada meia hora, o servidor terá que passar o ‘cartão’. Diferentemente dos vigias, eles têm fé pública, então essa medida é completamente desnecessária”, alega Ramos.

A lei prevê que a guarda seja armada nos municípios com mais de 50 mil habitantes. O que não ocorre em Montes Claros. Sem as armas e sem os equipamentos mínimos de segurança, os servidores acabam se expondo aos riscos durante as abordagens, pois têm poder de polícia e autonomia para fazer apreensões de drogas, por exemplo.
 
VEÍCULOS 
E os problemas não param por aí. As condições precárias dos veículos do órgão impedem uma boa atuação na fiscalização do patrimônio da cidade e ainda expõem os guardas a riscos de acidentes.

Foi feita uma denúncia de que a frota está sucateada e de que muitos integrantes estariam fazendo o trabalho em veículos descaracterizados, o que é proibido por lei.

“Os poucos carros disponíveis não têm condições de rodar, dificultando o trabalho. Quando somos chamados, temos que cumprir ou corremos o risco de sermos chamados a atenção pelo superior”, diz um servidor.
 
RESPOSTAS
O secretário de Defesa Social, Anderson Chaves, declarou que os problemas estão sendo tratados e que nos próximos dias haverá a aquisição de novos veículos.

“Estamos trabalhando para melhorar a estrutura da Guarda Municipal. Em breve, a frota será substituída por carros novos. Teremos um recurso de emenda parlamentar no valor de R$ 386 mil para a compra de quatro carros Palio Weekend equipados”, informou. Um Gol e quatro motos já teriam sido adquiridos.

Sobre o horário de almoço, o secretário informou que já providenciou para que a situação seja tratada no âmbito administrativo, sem ferir os direitos dos trabalhadores. Já com relação aos equipamentos de segurança, disse que terá uma reunião nesta semana com o prefeito para definir qual a modalidade de compra será utilizada para resolver a questão no menor tempo possível.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por