O Sebrae promove na próxima sexta-feira uma consultoria especializada para auxiliar os donos de micro e pequenas empresas interessados na geração de energia solar fotovoltaica para consumo próprio. O evento é gratuito e tem o objetivo de apresentar a iniciativa para quem deseja investir no setor. 

A energia solar é mais barata que a fornecida pelas concessionárias, além de ser de uso renovável e sem prejuízo ao meio ambiente.

O serviço inclui orientação para o planejamento de usinas fotovoltaicas e tem custo subsidiado pelo programa de consultoria tecnológica do Sebrae (Sebraetec), que cobre até 70% do valor do projeto. 

“Conhecer as melhores alternativas de negócio em relação ao investimento em energia solar é fundamental para que o empresário consiga as melhores negociações”, afirma a analista do Sebrae Minas Jacyle Souza.

A consultoria abrange um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica Solar (EVTE), que reúne informações sobre eficiência energética, adaptação de infraestrutura para geração de energia solar, avaliação do potencial de energia solar térmica, usinas fotovoltaicas individuais e coletivas e indicações de integradores de usinas.

Responsável pelo projeto de Energia Solar Fotovoltaica em Minas Gerais, o analista do Sebrae Minas João Paulo Palmieri destaca a importância de os empresários estarem atentos a essa tecnologia. 

“A implantação de micro e mini usinas de geração distribuída, de forma individual ou consorciada, possibilita o aumento da eficiência energética dos pequenos negócios, diminuindo custos”, enfatiza.

O evento começa às 15h e será realizado na sede do Sebrae, na avenida Mestra Fininha, 1.448, bairro Funcionários. São dez vagas e as inscrições são gratuitas. Mais informações pelo telefone 3224-7350.