Saúde realiza conferência de gestão do trabalho

Jornal O Norte
13/12/2005 às 09:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

O secretário municipal de Saúde de Montes Claros, João Batista Silvério, ao abrir, na noite de quinta-feira (08), a I Conferência municipal de gestão do trabalho e educação na saúde, que prosseguu até sábado último ressaltou a importância do SUS – Sistema único de saúde

- Não se pode imaginar o país sem o SUS. É a maior construção do povo brasileiro nas últimas três décadas. É a melhor política pública de saúde do ocidente. Emociona-nos o processo de construção do SUS, de baixo para cima, com a participação dos diversos segmentos da sociedade civil – disse ele.

A I Conferência de Montes Claros foi a etapa municipal das Conferências estadual e nacional, previstas, respectivamente, para os dias 10,11e 12 de fevereiro e final de março de 2006. Para a fase municipal, estes foram os principais objetivos: formular as diretrizes municipais e indicar diretrizes estaduais e nacionais para implementação da Política de gestão do trabalho e da educação na saúde, tendo como referência a NOB/RH-SUS.

Os eixos temáticos do evento foram  I - gestão do trabalho,  II - educação na saúde, III - participação do trabalhador na gestão e negociação do trabalho e na gestão da educação na saúde, IV - financiamento do trabalho e da educação na saúde pela União, pelos estados e pelos municípios, V - controle social na gestão do trabalho e educação na saúde, VI - produção e incorporação de saberes a partir das práticas de trabalho, de gestão, de formação e de participação, com foco no cuidado e na saúde do trabalhador do SUS.

PRIORIDADES

Concernente aos eixos temáticos da conferência, o secretário afirmou que a administração municipal elegeu prioridades consignadas nas conferências municipais de saúde, resultando em uma Agenda municipal de saúde, cujo sexto item é Valorizar o trabalho e o trabalhador na saúde.

- Com isso, a conferência municipal foi o ponto de partida na construção das grandes diretrizes de valorização do trabalhador e do trabalho – asseverou o secretário, enfatizando que a admissão do trabalhador via concurso público, a desprecarização da carreira e a consolidação de um Plano de cargos, carreiras e salários são metas de curto e médio prazos, cujas conseqüências serão a otimização do serviço para o público usuário do Sistema único de saúde e o maior comprometimento do servidor público municipal na consolidação do SUS no município.

Para Iza Manuella Aires Cotrim, pedagoga e coordenadora do evento, a I Conferência municipal de gestão do trabalho e educação na Saúde foi um marco nas relações do trabalhador com o poder público municipal, bem como excelente oportunidade para elencar valorosas contribuições para as conferências estadual e nacional, que se realizarão no início do ano de 2006, em Belo Horizonte e Brasília, respectivamente.

Os trabalhos, encerrados no sábado, culminaram com uma plenária final que elegeu oito delegados à Conferência estadual.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por