Roubos a comércio caem 45% em 2017

Rede de proteção mútua criada por lojistas e reforço no policiamento estariam por trás da redução da criminalidade

Vitor Costa, sob supervisão do editor
Montes Claros
16/11/2017 às 22:23.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:44
 (VITOR COSTA/DIVULGAÇÃO)

(VITOR COSTA/DIVULGAÇÃO)

As ocorrências de roubos a estabelecimentos comerciais caíram 45% em Montes Claros nos dez primeiros meses do ano, segundo dados da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). De janeiro a outubro de 2017, foram 360 registros contra 647 no mesmo período de 2016. 

A estatística supera a média de queda no Estado, que ficou em torno de 30 %. Os dados apresentados foram extraídos do ambiente “Armazém/SIDS”, que considera as informações lançadas pelo policial na lavratura do Relatório de Eventos de Defesa Social (Reds). 

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), Ernandes Ferreira, a comunicação direta com a polícia e a união dos lojistas são os principais aspectos que ajudaram a diminuir os assaltos e furtos.

“Temos a Rede de Comércios Protegidos, que tem como objetivo coibir os crimes ao patrimônio, principalmente roubos e furtos. Todos os comerciantes que dela participam interagem para uma melhor segurança dos estabelecimentos. Perante a queda de ocorrências, o comércio se sente mais otimista para as festas de fim de ano”, declara Ernandes.
 
INTEGRAÇÃO 
A comerciante Laura Souza afirma que a união de esforços entre as forças de segurança tem se mostrado fundamental para coibir os crimes. “É possível notar que a presença da polícia no Centro tem melhorado a sensação de segurança e tranquilidade. Antes, nos sentíamos vulneráveis diante dos casos de assaltos que aconteciam constantemente”, relata Laura.

A loja do comerciante Ricardo Pereira já foi assaltada duas vezes. Ele afirma que preocupação com a segurança está se tornando crescente. “As câmeras do Olho Vivo e as viaturas circulando com maior frequência não nos livram dos criminosos. Por isso nós fazemos todos os investimentos possíveis para garantir a segurança”, conta. 

Em entrevista ao site Agência Minas, o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes, afirmou que a queda expressiva dos índices de crimes contra o patrimônio em geral tem relação com novas estratégias desenvolvidas, como a maior presença policial nas ruas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por