Rigor na fiscalização irrita os motoristas

Alegação é a de que houve mudança repentina no modo de agir dos servidores que atuam no controle do trânsito

Vitor Costa sob supervisão do editor
Montes Claros
28/07/2017 às 21:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:47
 (Vitor Costa)

(Vitor Costa)

Uma mudança no comportamento de fiscais da Empresa Municipal de Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) vem causando reclamações de motoristas e motociclistas. A alegação é a de que os agentes mudaram critérios e estão mais rigorosos em determinados locais da cidade. Procurada, a autarquia não se pronunciou sobre o assunto. 

Quem mais sentiu a mudança foram os comerciantes da área central. Eles se queixam das multas aplicadas aos consumidores que param o carro próximo às lojas, o que, garantem, não ocorria há pouco tempo. 

Alexandre Ramos trabalha em uma casa de baterias e relata que clientes já foram multados enquanto recebiam atendimento. “A lei é para ser aplicada, mas existe uma falta de advertência por parte dos agentes, eles acham mais fácil pegar a caneta e multar em vez de ir buscar uma alternativa para o trânsito”, disse. 

O Major Prates é o segundo bairro em número de lojas na cidade e de acordo com alguns feirantes da região, a fiscalização pesada resultou na queda do movimento.
“Foram instaladas novas placas de sinalização no bairro. Aos domingos, alguns agentes compareceram à feira multando. Ai eu pergunto: cadê a política de educar o motorista? As multas estão ‘correndo’ com os consumidores, que preferem procurar o Shopping Center”.
 
ERROS 
Algumas pessoas denunciam também que o maior rigor têm causado erros nas ocorrências. A professora aposentada Iara Matos conta que recebeu a primeira multa por falta do uso de cinto de segurança, mas garante que nunca deixou de usar o equipamento. “Enquanto em algumas ruas você encontra um agente por metro quadrado, em outros as irregularidades correm soltas. Eles não multam na avenida Sanitária e próximo aos restaurantes da rua Tupinambás. Nesses locais, todos os dias tem carro em cima do passeio, em vaga de deficiente, na faixa de pedestre. No meu ponto de vista, se está errado tem que ser punido. Mas tem ser igualitária a fiscalização”, desabafa.

A reportagem tentou ouvir alguém da MC Trans sobre as queixas dos moradores, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto, por telefone ou pessoalmente. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por