Rede municipal de ensino se destaca na Olimpíada Brasileira de Matemática

Jornal O Norte
29/11/2005 às 11:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

Duas alunas da Rede Municipal de Ensino se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas. No Norte de Minas, que abrangeu 170.466 estudantes de 549 escolas localizadas em 117 municípios, sob a coordenação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Natália Mendes de Deus, de 13 anos, e Paula Graziela Mendes, 11, ficaram entre os dez melhores colocados. Natália Mendes, que freqüenta a 6ª série na Escola Municipal Dr. Crisantino Borém, bairro Nossa Senhora das Graças, foi mais longe. Além de conseguir um dos quatro primeiros lugares, ela ainda receberá uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como destaque no Estado de Minas Gerais, onde assegurou uma posição em meio aos 191 adolescentes mais bem classificados no nível 1 (5ª e 6ª séries). Paula Graziela faz a 5ª série na Escola Municipal Jason Caetano II, bairro Santo Antônio. A Unimontes não divulgou pontuação ou colocação das meninas.

Natália e Paula participarão da solenidade de entrega dos certificados aos destaques regionais na próxima quarta-feira (30/11), às 15 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira, no prédio 6 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. Serão condecorados 30 candidatos, sendo 10 do nível 1 (5ª e 6ª séries), 10 do nível 2 (7ª e 8ª séries) e 10 do nível 3 (ensino médio).

Organizada pelo Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, e apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição envolveu cerca de 10,5 milhões de estudantes oriundos de todo o País. O objetivo foi melhorar a qualidade da educação básica, promover a inclusão social pela difusão do conhecimento e identificar jovens talentos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. A premiação em nível nacional aconteceu no dia 22 de novembro.

A propósito de seu bom desempenho na Olimpíada de Matemática, Natália Mendes de Deus disse que o resultado foi fruto de esforço próprio visando àquele objetivo. Curiosamente comentou que, até então, não gostava “muito” da disciplina. “Só neste ano é que passei” a apreciá-la mais, explicou quem mora com os pais e dois irmãos no bairro Santa Rafaela. Diretor da Escola Dr. Crisantino Borém, Sérgio Pereira Andrade comemora os resultados da aluna. “Achei uma coisa maravilhosa, principalmente porque eventos desse tipo incentivam crianças e adolescentes a valorizar o estudo como algo importante em suas vidas”, diz. Já Paula Graziela, que reside na Vila Sion com os pais e uma irmã, revelou-se simpática à Matemática. Disse que o que mais gosta “é fazer contas”. A diretora Juscelina Regina Ferreira Andrade ressalta o mérito da Escola Jason Caetano II. “Isso é fruto do trabalho dos nossos professores de Matemática, que procuram incentivar o raciocínio lógico-matemático de forma lúdica”, assegura.

Informações retiradas do site da Unimontes dão conta de que a olimpíada foi dividida em duas etapas. A coordenação de todo o processo em nível regional envolveu professores e alunos vinculados ao Departamento de Ciências Exatas da universidade. Na primeira etapa, aproximadamente 170 mil concorrentes fizeram provas de múltipla escolha aplicadas no dia 16 de agosto. Foram classificados 5.838 estudantes para a segunda etapa, realizada no dia 9 de outubro, com a aplicação de provas discursivas (abertas).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por