Realizando o sonho de uma nova casa

Desejo de um desempregado de ter imóvel projetado por profissional inspira arquiteta a ajudar famílias carentes

Christine Antonini
Montes Claros
26/12/2017 às 09:37.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:26
 (Reprodução)

(Reprodução)

Era para ser uma simples visita técnica domiciliar na rotina de trabalho da arquiteta Larissa Ramos. Ao chegar ao local para uma avaliação para um projeto futuro, ela percebeu que se tratava de uma família muito humilde, três pessoas moravam em 38 m². 

“Precisei de ajuda para chegar. No primeiro momento, não consegui identificar a casa. Com um pouco mais de atenção avistei um muro com péssima aparência e o número escrito em carvão”, recorda Larissa. Mal sabia ela que aquele serviço mudaria a sua vida. 

O imóvel pertencia a Edvaldo Souza Santos. Mesmo demitido no início do ano, ele persistiu com o sonho de reformar a casa onde a família mora. Com toda humildade, procurou o escritório de arquitetura da Larissa Ramos, solicitando um orçamento mesmo sem ter nenhuma noção do custo de um projeto planejado por profissionais. 

Sensibilizada com a situação da família, Larissa decidiu fazer o projeto de graça e ainda buscou apoio de parceiros para conseguir financiamento para a obra. 

“Larissa é um anjo em nossas vidas! Além de aceitar ajudar a realizar nosso sonho, ela também consegue alguns ‘bicos’ na construção civil para mim, como ajudante de pedreiro. Só Deus poderá recompensar essa moça tão nova e tão bondosa”, pontua Edvaldo.

Ele usou o pouco dinheiro do acerto para comprar os materiais de construção para edificar até a primeira laje, que está sendo construída com ajuda dos filhos mais velhos. 
 
BUSCA 
No projeto, para reduzir os custos da casa, foram otimizados os gastos e o espaço está sendo aproveitado de forma vertical. A obra está orçada em R$ 30mil. “Quando o casal me perguntou qual seria o valor dos meus honorários, olhei incrédula para eles. Diante disso, me vi emocionada por pessoas que talvez não teriam nem o valor para construir uma nova casa – nova, porque não foi possível aproveitar nada do imóvel anterior – estavam preocupados em pagar pelo meu trabalho. Pois lá no fundo sabiam que só um profissional poderia fazer o sonho se tornar realidade”, disse Larissa. 

Neste momento, a arquiteta está trabalhando sozinha. Futuramente, assim que a primeira parte da casa ficar pronta, ela procurará parceiros para doações de material de construção.

“O dinheiro que a família possui deu para fazer somente a base para a estrutura da casa, precisamos dar continuidade. Ainda não fui atrás de apoios, porque preciso ver o que será necessário. Queremos doações de materiais de construção e não de dinheiro”, ressalta Larissa. 
 
CONTINUAÇÃO
Após conhecer a história da família Souza, Larissa Ramos quer construir mais sonhos, ajudando pessoas carentes a ter um lar. 

“Iniciei um projeto de fazer com que a arquitetura ajude a mudar o contexto das famílias que trabalham para ter uma moradia digna e possui recurso financeiro insuficiente. Uma vez que o arquiteto é capaz de projetar unindo o custo-benefício, qualidade e beleza da edificação”, finaliza. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por