Racionamento com os dias contados

Medida vai até setembro, um mês após o início da captação de água no rio Pacuí; Velho Chico é outra aposta da Copasa

Manoel Freitas
Montes Claros
29/05/2018 às 00:05.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:19
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

O racionamento em Montes Claros deve ser suspenso em setembro, depois de mais de dois anos de restrição no fornecimento de água. O anúncio foi feito ontem pelo superintendente de operação da Copasa, Roberto Luís Botelho. No entanto, devido à greve dos caminhoneiros, ele alertou que o tratamento de água está garantido apenas para os próximos 15 dias, duração prevista para o estoque de produtos químicos para limpeza do recurso.

Segundo o dirigente, as obras de captação de água do rio Pacuí estão 99% prontas, com previsão de conclusão para agosto, ao custo de R$ 88 milhões. A obra vai beneficiar 380 mil montes-clarenses, com 399 litros por segundo. “Nossa única preocupação agora é o bloqueio dos caminhoneiros, porque tem muito equipamento para montagem da rede de tratamento que está preso em Curitiba (PR)”, explica. 
 
VELHO CHICO
Ele informou que a Copasa vai passar a captar água do rio São Francisco, com a construção de uma estação de tratamento em Ibiaí. O Sistema Coração de Jesus-Ibiaí terá capacidade para captar 600 litros por segundo, sendo que 100 litros vão reforçar o abastecimento em Coração de Jesus e Brasília de Minas e os outros 500 devem ser destinados às estações de Montes Claros. 

“O término das obras no rio Pacuí e a retirada de água do São Francisco vão garantir o abastecimento em Montes Claros para os próximos 30 anos”, garantiu Roberto Luís Botelho. Segundo ele, essa segurança hídrica é resultado do uso de alta tecnologia na captação do rio Pacuí, que possibilitou o aceleramento da obra.

Para garantir o abastecimento de água em Montes Claros até 2048, a Copasa vai construir sistema semelhante ao do rio Pacuí em Ibiaí, com 90 quilômetros de extensão. A obra está em fase de projeto, com início previsto para o começo do próximo ano e conclusão em 2020. Segundo o dirigente da Copasa, a tubulação vai margear a rodovia estadual que liga Coração de Jesus a Ibiaí, com o sistema integrado assegurando a captação de 1.250 litros de água por segundo.

Hoje, são necessários 820 litros por segundo para atender a população de Montes Claros. A Copasa consegue captar 620 litros por segundo. Para garantir o sistema da barragem de Juramento, que respondia por 65% da água consumida na cidade, além do rodízio de 72 horas, a empresa perfurou e equipou mais de 20 poços de alta vazão e duplicou a capacidade do Sistema Morrinhos, que passou de 250 para 400 litros por segundo. “Diminuímos também a perda de água por vazamento de 38% para 26%”, disse o superintendente. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por