Proteção aos olhos durante o dia pode prevenir doença de visão futuramente

Jornal O Norte
25/04/2006 às 10:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:33

Iran Ferreira


Repórter


onorte@onorte.net

Dificuldade para ler, de enxergar o rosto de uma pessoa que esteja próxima sem conseguir ver os detalhes dos olhos ou da boca. Se você apresenta alguns desses sintomas, tome bastante cuidado. Você pode está com degeneração macular da retina.

A degeneração macular da retina é o envelhecimento da região posterior à retina (responsável pela formação da imagem, ou seja, a visão detalhada). A degeneração macular é causada pelo afinamento e rompimento da retina, que prejudicam o funcionamento da mácula (parte central da retina e é responsável pela visão para leitura e proporciona uma visão nítida, detalhada em cores) e pela exposição à luz solar ao longo da vida.

De acordo com o oftalmologista Werthman Vilela, especialista em retina, a doença ocorre na maioria dos casos, na terceira idade, sendo por isso freqüentemente chamada de degeneração macular relacionada à idade. 30% dos idosos são afetados por esta doença.

- Ela ocorre geralmente em pessoas acima de 55 anos de idade, sendo que a causa mais freqüente, a cegueira não curável, atinge pacientes acima dos 75 anos - explica Vilela.

O oftalmologista explica ainda, que a doença pode decorrer também de fatores hereditários (degeneração macular juvenil), ferimentos, infecções e inflamações nos olhos.

Cerca de 80% dos casos de degeneração macular são da modalidade atrófica ou seca, que evolui lentamente e, muitas vezes, causa apenas perda parcial da visão e os casos restantes são da modalidade exsudativa ou úmida, que embora totalizem uma parcela muito menor, representam um perigo maior para a visão. A doença é mais freqüente em pessoas de peles e olhos claros.

SINTOMAS

Os sintomas da degeneração macular são: distorção no centro de uma paisagem ou das linhas no centro da visão; diminuição das cores, percepção de uma área escura ou vazia no centro da visão; alteração do tamanho dos objetos em relação sob o olho sadio.

O oftalmologista alerta que, em muitos casos, a doença afeta um olho de cada vez, e que a pessoa só nota o problema, quando começa a apresentar alguns dos sintomas citados acima. - A doença pode ser detectada no estágio inicial durante uma consulta de rotina. Mas, é importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas. Se, ao examinar a parte interna do olho, for notado indícios da doença, é realizado três tipos de exames no paciente.

Os exames a serem realizados são: Campimetria, que possibilita fazer um teste para mapear o campo visual do doente, angiofluresceinogarafia, exame que ajuda identificar anormalidades na retina e realizar fotografias que ajudarão a prescrever o tratamento, e por último, o teste da grade de Amsler e teste da visão em cores, que são usados pelos oftalmologistas, para monitoramento da visão central e em cores, respectivamente.

A professora aposentada Maria do Carmo dos Santos, de 75 anos, tem a doença há mais de seis anos. De acordo com ela, os primeiros sintomas começaram a aparecer com as dificuldades para ler.

- Não conseguia ler nada. A visão ficava embaçada e distorcida - disse Maria do Carmo, aposentada e que fez a uma cirurgia e usa lupas para facilitar na hora de ler.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

O oftalmologista Werthman explica que, embora existam vários tratamentos sob pesquisa, ainda não há um meio eficaz para reverter ou deter a degeneração do tipo atrófica ou seca. Já a degeneração macular exsudativa ou úmida pode, em alguns casos, ser tratada a laser evitando a progressão da doença.

- Uma novidade no tratamento também nesta modalidade é a terapia fotodinâmica, que associa um medicamento desenvolvido com os raios de um novo tipo de laser - disse o oftalmologista.

Werthaman alerta que, o tratamento não reverte à perda da visão ocorrida anteriormente.

- Ele apenas evita novos danos adicionais à visão. Em alguns casos, pode ser necessária a repetição do tratamento mais de uma vez.

O melhor remédio contra esta doença é a prevenção.

- É importante que todas as pessoas, jovens, adultos e idosos, utilizem óculos escuros e bonés para se protegerem dos raios solares. Os bonés podem cortar em até 20% a luz solar - ressalta Werthman Vilela.

Para quem tem degeneração macular da retina são indicados óculos que têm um bloqueador azul. A pessoa precisa pedir para colocar na lente.

Uma alimentação balanceada também ajuda a prevenir contra a doença. Os alimentos verdes como couve e brócolis são fortes aliados.

- Além de manter uma boa alimentação e uma proteção aos olhos, é importante que as pessoas façam uma consulta oftalmológica periódica, principalmente aquelas que tiver mais de 50 anos - finaliza Vilela.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por